8 Cuidados com o carro no verão: dicas de conservação! 

Os dias estão cada vez mais quentes no Brasil, registrando temperaturas recordes que superam os 40º. Ainda nem chegamos de fato no verão, mas desde o início da primavera, em setembro, temos enfrentado ondas de calor intenso. 

Nessa época do ano, a precaução com a saúde deve ser dobrada. Mas não é só a gente que sofre com as altas temperaturas não, é preciso ter alguns cuidados com o carro no verão para não comprometer sua conservação e funcionamento. 

Por isso, neste post, listamos 8 pontos do veículo que demandam atenção na estação mais quente do ano. Continue a leitura para conferir! 

Cuidados com o carro no verão: como mantê-lo conservado?

Alguns cuidados básicos podem fazer toda a diferença no que diz respeito à preservação do automóvel no verão. Veja agora as dicas que preparamos para você! 

1. Níveis de fluidos

Certifique-se de que o nível de óleo do motor e o líquido de arrefecimento estão adequados. Confira também o fluido do sistema de direção hidráulica, fluido de freio e líquido do lavador de para-brisa.

2. Sistema de arrefecimento

Como acabamos de mencionar, é importante observar regularmente se o líquido de arrefecimento do motor está no nível certo, entre o mínimo e o máximo.

3. Sistema de refrigeração

Verifique se a válvula termostática está funcionando corretamente. Quando danificada, ela pode comprometer o fluxo do líquido de arrefecimento e causar superaquecimento.

4. Sistema de freios

Veja periodicamente como está o fluido dos freios, a estanqueidade do sistema e as pastilhas de freio. 

5. Óleo do motor

Certifique-se de que o óleo do motor está em boas condições e no nível adequado. O calor excessivo pode afetar a viscosidade do óleo e interferir no desempenho do motor.

6. Pneus

Temperaturas elevadas também podem impactar a pressão dos pneus. Fique atento a isso e os mantenha ajustados conforme as recomendações do fabricante.

7. Ar-condicionado 

Outro componente que merece cuidado é o ar-condicionado. Afinal de contas, ele tem sido altamente requisitado nos últimos dias. Então, verifique como está o sistema e, se necessário, substitua o filtro para mantê-lo limpo interiormente. 

8. Estacione na sombra

Manter o carro sol não só causa superaquecimento interno, como prejudica a pintura da lataria a longo prazo. Portanto, a dica é, sempre que possível, estacionar o veículo na sombra.

Você acabou de conferir 8 cuidados com o carro no verão. Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! 

(Se quiser, leia também: 7 Cuidados com o carro no inverno).

Para ler outras matérias como essa, não deixe de acompanhar o blog da Autolist. Até a próxima! 

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?