Você sabe a diferença entre seguro auto e proteção veicular?

Sabia que existe diferença entre seguro auto e proteção veicular? Embora muitas pessoas tratem os serviços como sinônimos, eles não são iguais, e nós vamos te explicar todos os fatores que os diferem. 

Ficou interessado no assunto? Então é só continuar a leitura para entender melhor! 

Qual a diferença entre seguro auto e proteção veicular? 

A principal diferença entre os serviços está na forma como cada um é oferecido. Por exemplo, o seguro é ofertado por seguradoras regulamentadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), já a proteção funciona através da criação de uma cooperativa de pessoas. Além disso, há outras distinções, veja: 

Adesão 

A adesão para a proteção veicular costuma ser mais rápida e menos burocrática, sendo necessário realizar apenas uma inspeção do veículo e pagar uma taxa para que ela comece a valer. 

O seguro, em contrapartida, além da inspeção, possui um prazo até que a seguradora faça a liberação do serviço e a primeira parcela seja paga. 

Apólice 

Enquanto o seguro automotivo conta com uma apólice, que descreve todos os direitos e deveres do consumidor e da empresa, transferindo toda a responsabilidade de qualquer risco constado no contrato para a seguradora, a proteção veicular possui um contrato dividido entre todos os associados. 

Por não ser sustentada por nenhuma instituição, os riscos dos veículos são divididos entre os próprios participantes da cooperativa. 

Regulamentação 

Como dissemos, o seguro é regulamentado e segue as normas determinadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) ou pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), os quais fornecem garantias legais aos segurados. 

Por outro lado, a proteção veicular não tem nenhum respaldo desse tipo. Somente o Código Civil Brasileiro e a Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB) superintendem a legalidade dos processos. 

Cobertura do serviço 

A cobertura oferecida pelas seguradoras normalmente é bem parecida umas com as outras: proteção contra roubo e furto, colisão, incêndio, danos a terceiros e afins. No entanto, a pessoa tem a possibilidade de contratar outros tipos de cobertura, com adicionais. 

Já para a proteção não há esses adicionais. A cobertura geralmente é a mesma. 

Essas são as maiores diferença entre o seguro auto e a proteção veicular. Esperamos que este conteúdo seja útil para você!

Para ler outras matérias como essa, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais! 

Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?