Qual a melhor época para comprar e vender carros seminovos

Afinal, qual é a melhor época para comprar e vender carros

Com certeza você já se fez essa pergunta em algum momento. Aliás, alguns períodos do ano são muito esperados pelo comércio em geral, como o fim do ano. Mas será que isso também se aplica para o setor automotivo? Será que existem meses mais favoráveis para concretizar as vendas da sua loja de veículos? 

É sobre isso que falaremos no post de hoje. Trouxemos alguns fatores importantes que podem influenciar nas vendas e vamos te explicar o porquê você deve ficar atento a eles. 

Continue a leitura para conferir! 

Veja qual a melhor época para comprar e vender carros

Alguns aspectos são levados em conta para classificar os momentos mais oportunos para comprar e vender carros, sejam eles novos, seminovos ou usados. Entenda:

Início do ano 

O começo do ano é considerado uma boa hora para quem pretende adquirir um veículo. No primeiro bimestre, as lojas estão focadas em vender o estoque de carros que sobraram do ano anterior. 

Dessa forma, os preços sofrem uma queda que chama bastante atenção dos consumidores. Mas a vantagem não está somente para o comprador. Os lojistas também aproveitam desse momento, já que as vendas podem ter um aumento significativo. 

É a ocasião ideal para passar os seminovos para frente. 

Fim do ano 

Se o começo do ano é um período propício, o final é ainda melhor para ambas as partes, quem vende e quem compra, por diversos motivos: 

Para o consumidor: 

– Geralmente, as montadoras iniciam seus lançamentos em setembro. Desse mês até dezembro (ou começo de janeiro), as concessionárias e revendedoras começam a fazer promoções;

– Em novembro, há a famosa Black Friday;

– Justamente por ser final de ano, as lojas tendem a oferecer descontos ou criar promoções e campanhas de natal.

Para o lojista:

– Muita gente espera exatamente esse período para adquirir um veículo por saber que haverá redução nos preços;

– Grande parte das pessoas recebem bonificações no trabalho, pagamento do décimo terceiro e férias. Algumas, inclusive, passam o ano esperando por esse dinheiro para comprar algo que desejam ou planejaram;

– Muitos colocam como meta iniciar o novo ano com um carro. 

Tanto no começo quanto no final, é possível fechar bons negócios. No entanto, é essencial que você, revendedor, esteja atento ao mercado e entenda as necessidades de seus clientes. 

Estamos enfrentando um cenário de crise econômica, o que deixa muitos consumidores receosos. Pensando nisso, você também pode usufruir de algumas ações de marketing para tornar o seu negócio mais visível e atrativo. 

Afinal de contas, o que as pessoas buscam na hora de comprar um carro seminovo são condições que não ultrapassem seu orçamento e uma negociação que transmita confiança. 

(Que tal acessar nossa matéria completa “Ações de marketing para aumentar as vendas da sua revenda de veículos”?) 

E então, você e sua loja de veículos estão preparados para a melhor época para comprar e vender carros seminovos do ano?

Se esse conteúdo foi útil para você, continue acompanhando o blog da AutoList e nos siga nas redes sociais. Toda semana temos uma publicação nova que pode contribuir com o seu negócio. Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?