Entenda qual a melhor época para comprar e vender carros seminovos

Publicado em 05/11/2020 / Atualizado em 08/09/2021

Afinal, qual é de fato a melhor época para comprar e vender carros

Com certeza você já se fez essa pergunta em algum momento, e embora muita gente não saiba responder com exatidão existe sim alguns períodos mais favoráveis para concretizar as vendas da sua loja de veículos. 

É sobre isso que iremos conversar na matéria de hoje. Trouxemos alguns fatores importantes que podem influenciar nessa sazonalidade e vamos te explicar o porquê você deve ficar atento a eles. 

Continue a leitura para conferir! 

Qual é a melhor época para comprar e vender carros: entenda!

Alguns aspectos são levados em conta para classificar os momentos mais oportunos para comprar e vender carros, sejam eles novos, seminovos ou usados. Entenda:

Início do ano 

O começo do ano é considerado uma boa hora para quem pretende adquirir um veículo. No primeiro bimestre, as lojas estão focadas em vender o estoque de carros que sobraram do ano anterior. 

Dessa forma, os preços sofrem uma queda que chama bastante atenção dos consumidores. Mas a vantagem não está somente para o comprador. Os lojistas também aproveitam desse momento, já que as vendas podem ter um aumento significativo. 

É a ocasião ideal para passar os seminovos para frente. 

Fim do ano 

Se o começo do ano é um período propício, o final é ainda melhor para ambas as partes, quem vende e quem compra, por diversos motivos: 

Para o consumidor: 

– Geralmente, as montadoras iniciam seus lançamentos em setembro. Deste mês até dezembro (ou começo de janeiro), as concessionárias e revendedoras começam a fazer promoções;

– Em novembro, há a famosa Black Friday;

– Justamente por ser final de ano, as lojas tendem a oferecer descontos ou criar promoções e campanhas de natal.

Para o lojista:

– Muita gente espera exatamente esse período para adquirir um veículo por saber que haverá redução nos preços;

– Grande parte das pessoas recebem bonificações no trabalho, pagamento do décimo terceiro e férias. Algumas, inclusive, passam o ano esperando por esse dinheiro para comprar algo que desejam ou planejaram;

– Muitos colocam como meta iniciar o novo ano com um carro. 

Tanto no começo quanto no final, é possível fechar bons negócios. No entanto, é essencial que você, revendedor, esteja atento ao mercado e entenda as necessidades de seus clientes. 

Estamos enfrentando um cenário de crise econômica, que muitas vezes deixam os consumidores receosos. Pensando nisso, você também pode usufruir de algumas ações de marketing para tornar o seu negócio mais visível e atrativo. 

Afinal de contas, o que as pessoas buscam na hora de comprar um carro seminovo são condições que não ultrapassem seu orçamento e uma negociação que transmita confiança. 

(Que tal acessar nossa matéria completa “Ações de marketing para aumentar as vendas da sua revenda de veículos”?) 

E então, você e sua loja de veículos estão preparados para a melhor época para comprar e vender carros seminovos do ano?

Se esse conteúdo foi útil para você, continue acompanhando o blog da AutoList e nos siga nas redes sociais. Toda semana temos uma publicação nova que pode contribuir para o seu negócio. Até a próxima!

Notícias relacionadas
Seguro auto: os carros da sua garagem são aceitos por algum?
Os carros que você vende são aceitos por algum seguro auto? Entenda agora a importância dessa informação para o seu cliente e veja o que pode interferir na contratação do serviço!
5 dicas de como aumentar as vendas no final do ano
O final do ano chegou! Quer saber como aumentar as vendas da sua revenda de veículos? Dá uma olhadas nas dicas práticas que preparamos!
O mercado de carros seminovos durante a pandemia do coronavírus
A chegada do coronavírus mudou o mercado, de maneira geral, e o hábito de consumo das pessoas. Saiba agora como anda o mercado de carros seminovos durante a pandemia!
O que aconteceu com a consulta de proprietários anteriores?
Em 2018 a FENASEG interrompeu a disponibilização da informação de proprietários anteriores. Você sabia qual era a origem dessa informação?
Carros de repasse: veja como trabalhar com eles!
Carros de repasse sempre deixam dúvidas para os revendedores de veículos. Será que vale a pena trabalhar com eles? Saiba mais agora mesmo!
Veja os 5 carros 0km que ficarão mais caros em 2022!
Está pensando em trocar de veículo neste ano? Então confira agora 5 carros 0km que ficarão mais caros em 2022!
Conheça o novo serviço de emissão de CRLV-e da AutoList
Desde 04 de janeiro deste ano, o CRV e CLA foram integrados e se tornaram o CRLV-e, um documento único e digital. Saiba mais sobre ele e como funciona o novo serviço de emissão de CRLV-e da AutoList!
O que é e como funciona a dupla transferência de veículo
Saiba agora mesmo o que é a dupla transferência de veículo e entenda como funciona o processo!
Veja por que acompanhar a desvalorização de veículos da sua loja
Você acompanha o quanto os carros da sua revenda desvalorizam ao longo do tempo? Saiba agora por que você deve ficar atento a isso!
Confira as principais dúvidas sobre a CNH digital
Apesar de ser válida como documento oficial em todo o território nacional desde 2018, ainda existem muitas dúvidas sobre a CNH digital. Confira, então, as principais perguntas sobre a nova versão da carteira de habilitação!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal