Histórico do veículo: confira 6 pontos que devem ser analisados!

Publicado em 22/07/2020 / Atualizado em 01/03/2021

 “As aparências enganam”. Esse ditado — tão popular — não serve somente para falar de pessoas. No setor automotivo, ele também faz bastante sentido. Muitas vezes, a estrutura parece perfeita, mas é o histórico do veículo que dirá suas reais condições. 

É por essa razão que você, revendedor, precisa fazer uma consulta veicular eficiente dos carros que serão colocados à venda em sua garagem, e, você, comprador, precisa ter acesso a ficha completa do seu futuro automóvel. 

Pensando nisso, para o post de hoje, listamos 6 pontos que devem ser analisados no histórico de um veículo. Continue a leitura para saber mais e evitar surpresas desagradáveis no momento das negociações!

Por que ficar atento ao histórico do veículo

A compra de um automóvel seminovo vai muito além de fatores estéticos. Vale lembrar que existe um passado por trás da boa lataria, pneus e pintura, e, embora diversas pessoas ignorem esse fato, é importante que você, vendedor, faça sua parte. 

Independentemente de ser novo, seminovo ou usado, devemos pensar que, para muitos, a aquisição de um carro é a conquista de um sonho, de um planejamento financeiro de meses, de uma necessidade para trabalhar, talvez, e afins.

Portanto, comunicar a situação do veículo, seus antecedentes com o primeiro dono, consultar a tabela FIPE, são ações essenciais para uma boa venda, que podem impedir dores de cabeça lá na frente. 

Além do mais, é previsto por lei o direito do cliente em receber as informações do automóvel, com todas as ocorrências, desde o antigo proprietário. Desse modo, é necessário ter atenção e cuidado ao informá-lo.

Confira: 6 fatores essenciais que merecem sua atenção!

Existem alguns pontos importantíssimos que, por vezes, costumam ser deixados de lado. Veja, a seguir, as principais características a serem consideradas no histórico de um veículo!

1. Documentação 

O primeiro passo é a documentação do automóvel. É preciso conferir dados do Renavam, como marca, modelo, ano de fabricação, tipo de combustível utilizado, se há alguma multa ou débito, como IPVA, taxa de licenciamento, entre outros.

Comprovantes de revisões, notas fiscais de peças que tenham sido substituídas e detalhamento de Renajud, para averiguar se consta alguma restrição judicial, também são tópicos que merecem um olhar mais cauteloso. 

2. Indício de sinistro 

Como você deve saber, qualquer dano que um veículo sofra será marcado como sinistro, não importa se seja algo mínimo ou alguma batida intensa, que danifique sua estrutura. Por conta disso, é fundamental averiguar se existe algo descrito no histórico.

3. Passagem por leilão 

Outro aspecto para se atentar é o registro de passagem por leilão. Importante enfatizar, ainda, que um veículo pode ir a leilão por vários motivos. 

Por exemplo: carros cancelados em financiamentos, que já pertenceram a alguma empresa ou locadora, recuperados em roubos, que tenham algo avariado ou mesmo que foram classificados como perda total, etc.

4. Registro de roubo ou furto 

O número de carros furtados, roubados e revendidos no Brasil não é tão baixo quanto gostaríamos. Assim, manter-se alerta a esses dados, que ficam sinalizados na documentação, é imprescindível.

É simples! Basta consultar o histórico do veículo para saber se ele já foi roubado, furtado, recuperado, bem como se houve a abertura de um boletim de ocorrência.  

5. Aviso de Recall 

De maneira geral, o Recall, no meio veicular, ocorre quando o carro apresenta algum defeito de fabricação. Esse chamado está identificado no Código de Defesa do Consumidor, o qual determina que as empresas informem ao consumidor sobre tal irregularidade e se já foi feito o conserto. 

Por isso, hoje em dia, caso não seja anunciado, o próprio Denatran inclui o chamado de Recall no Renavam do automóvel. 

6. Quilometragem, número do chassi e motor 

Observar quanto o carro já foi rodado deve fazer parte da avaliação do cliente. Afinal de contas, a quilometragem pode dizer muito sobre o desgaste das peças

Além disso, é importante analisar se o número constatado no chassi não sofreu nenhum tipo de adulteração, se o motor não possui duplicidade ou qualquer outra inconstância. 

Busque soluções eficientes para consultar todos esses dados!

Talvez pareçam óbvios, mas muitos revendedores e clientes não avaliam todos esses aspectos na hora de vender ou comprar. Em vista disso, buscar soluções eficazes, que colaborem para que você faça uma venda ou uma compra segura, é fundamental. 

Evite problemas futuros! Faça uma consulta completa e forneça ou exija todas essas informações no instante da negociação. 

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#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
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Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
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Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
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Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
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Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
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