O que é veículo recuperado: tudo o que você precisa saber!

Quando se fala em carro recuperado, é normal surgir algumas dúvidas. Por isso, preparamos este conteúdo exclusivo para explicar tudo sobre o assunto.

Nesse post você vai conferir o que é veículo recuperado, como se dá o sinistro, se vale a pena comprar um automóvel assim e como funciona o seguro auto nesse caso. 

Ficou interessado? É só continuar a leitura! 

O que é veículo recuperado? Entenda como se dá essa classificação 

A descrição de recuperado no documento indica que o carro já sofreu algum sinistro, como roubo e furto, batida, danos estruturais graves, acidentes e afins. 

Normalmente, as ocorrências para veículos recuperados são determinadas como sinistro de média ou grande monta. Sobre isso, você pode ler mais em nosso conteúdo completo: Conheça as classificações e os tipos de sinistro de carro

Em casos como esse, é necessário fazer um B.O para que o Detran seja informado sobre a gravidade do incidente. 

Carro com sinistro e recuperado, existe diferença? 

O termo “recuperado” costuma ser bastante confundido com o sinistro em si. De fato, eles estão associados, como explicamos acima. No entanto, nem sempre um automóvel com sinistro é recuperado. Isso porque ele pode ser dividido em parcial ou integral. 

Chamamos de sinistro parcial quando o veículo pode ser reparado e de integral, quando o carro dá perda total. No segundo caso, quer dizer que o automóvel não poderá voltar a circular. Para isso, ele passa por uma avaliação que tem como base a resolução do Contran para apontar se se trata de um sinistro de pequena, média ou grande monta.

Essa vistoria é fundamental para determinar se o veículo tem conserto e poderá retornar às ruas ou não. 

Vale a pena comprar um automóvel recuperado? 

Essa talvez seja a maior dúvida em relação a esse tipo de restrição. Antes de mais nada, é importante lembrar que, independentemente da gravidade do ocorrido, o veículo carregará a informação de que foi recuperado em seu documento para sempre. 

Dessa forma, adquirir um carro nessa condição possui dois lados que precisam ser considerados: o preço obviamente fica mais baixo, o que acaba por chamar atenção. Entretanto, a desvalorização também é maior. 

De acordo com a tabela Fipe, o valor de um recuperado pode sofrer variação de 30 a 40% do preço médio do mesmo modelo. Ao mesmo tempo em que fica mais barato, as chances de ter um seguro negado aumentam, além de dificultar a revenda, por exemplo. 

Muitos dos recuperados geralmente passam por leilão de seguradoras, então é possível encontrar veículos que sofreram diferentes tipos de danos ou que são provenientes de roubo e furto. A dica, portanto, é analisar bem antes de tomar uma decisão. 

É possível contratar seguro para um carro recuperado? 

A resposta para essa questão é: depende! Existem empresas que aceitam, outras não. Tudo vai depender dos motivos pelos quais o automóvel foi recuperado, se foi parar em um leilão, enfim. 

Para que seja aprovado o seguro, o veículo recebe uma avaliação criteriosa para verificar sua origem e histórico completo, as condições atuais, bem como algumas informações do perfil do proprietário. 

Como saber se o veículo foi recuperado? 

Você consegue fazer a consulta pelo próprio site do Detran, preenchendo um formulário e informando a placa do veículo. Porém, se quiser visualizar um quadro com informações mais completas e abrangentes sobre a situação do automóvel, o mais recomendado é buscar uma solução veicular especializada. 

A consulta Salvados é um exemplo. Através dela, você visualiza dados sobre recuperação de batidas, aceitação de seguro e remarketing (que se refere a carros ofertados por locadoras, financeiras e seguradoras sem registro de leilão). 

Além dessa, há também a consulta Leilão Prime, na qual você tem acesso a apontamentos de leilão, vistorias, mercado securitário e seguradoras. Ambas te mostrarão resultados precisos e atualizados sobre o veículo. 

E então, o que achou deste conteúdo? Esperamos que tenhamos te ajudado com suas dúvidas! Para ler outras matérias como essa, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais!

POSTS RELACIONADOS

Veículo não encontrado

Não localizamos nenhum veículo para placa informada converse com nosso time para tentar ajudar.

Limite diário atingido

Seu limite diário para consumo sem custo foi atingido, mais não se preocupe.
Temos planos que encaixam com sua necessidade, entre em contato com nosso time de especialistas.

Reunindo informações.... Analisando histórico.... Buscando restrições.... Gerando relatório...

Aqui estão algumas informações básicas do veículo consultado:

PLACA

CHASSI

ANO MODELO

MODELO

COR

LEILÃO

DÉBITOS

SINISTROS

ACIDENTES

Faz consultas com frequência?

Temos planos com soluções completas para você que é revendedor, concessionária ou atua em outra área do setor automotivo e faz consultas veiculares com frequência! Converse agora com os nossos consultores para saber mais!

Olá, posso ajudar?