Para que serve a consulta de Gravame e como fazê-la?

Dentre tantas verificações que precisam ser feitas no momento de comprar um automóvel, principalmente seminovos e usados, muitas pessoas tendem a esquecer do gravame. Isso porque muita gente ainda não sabe exatamente para que serve a consulta de gravame e em que ela consiste.

Hoje em dia, com tantas possibilidades de negociação, adquirir um carro deixou de ser uma realidade distante para muitos. Mas, para evitar problemas futuros, é importante que, no ato da venda, todas as informações referentes ao veículo sejam esclarecidas e avaliadas. 

Pensando nisso, no post de hoje vamos explicar o que é, para que serve e quais os tipos de gravames. Este conteúdo te interessa? Então continue a leitura para saber mais! 

O que é e para que serve a consulta de gravame?

Embora muitos já saibam, é válido reforçar, pois ele acaba passando batido na hora das negociações. O gravame, de maneira geral, é um tipo de registro aplicado para um automóvel a fim de mostrar se ele está ligado a algum modelo de contrato, como um financiamento. 

Para exemplificar, é mais ou menos assim: uma pessoa financia um carro. As parcelas do financiamento são a garantia deste contrato. Se por algum motivo o contratante deixar de pagar o parcelamento, a instituição financeira terá o direito de tomar o veículo para finalizar o débito aberto. Esse processo diz, popularmente, que o automóvel está alienado ao contrato

OK! Mas em que parte dessa história o gravame entra? É justamente neste ponto! Já que o veículo comprado funciona como garantia do contrato, é proibido que ele seja transferido para outra pessoa sem receber a autorização do órgão financeiro. 

Como o registro de gravame é realizado no Detran, ele apresenta uma restrição de transferência. O Sistema Nacional de Gravame (SNG) comunica ao Detran que determinado carro não está autorizado a ser transferido, pois há sobre ele o que chamamos de alienação fiduciária.

Conheça os 3 principais tipos de gravame 

São 3 as restrições mostradas pelo gravame. Entenda, a seguir, o que quer dizer cada uma delas: 

Alienação fiduciária 

Como acabamos de falar, a alienação fiduciária serve para impedir que um veículo financiado seja transferido a outra pessoa antes de ser quitado completamente. É por isso que, quando o comprador deixa de pagar as parcelas, a instituição financeira fica com o automóvel. 

Reserva de domínio 

O segundo modelo não lida com órgãos financeiros. A compra e a venda são feitas inteiramente entre comprador e vendedor, de modo mais simples. 

Os dados da venda ficam registrados no contrato do veículo. Depois de integralmente pago, o comprador recebe um documento com todas essas informações que foram inseridas no momento da transação e fica livre de restrições e para fazer negociações com outra pessoa. 

Arrendamento mercantil 

O arrendamento mercantil é, basicamente, um contrato feito entre pessoa física e pessoa jurídica. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma espécie de aluguel

O contratante fica com o veículo pelo tempo acordado com a empresa e, ao final da negociação, ele recebe uma oferta para comprar o veículo. O valor é pautado sobre o cálculo da tabela Fipe.

Enquanto o processo está ativo, o carro é responsabilidade do banco, que lança um gravame de arrendamento até que o valor do contrato seja pago. Após o pagamento, esse gravame é retirado e, se o cliente desejar adquiri-lo, o automóvel é transferido para seu nome. 

Em todos os casos, a baixa do gravame só acontece depois do veículo ter sido totalmente quitado, e fica por conta da financeira comunicar ao Detran quando este estiver pago. 

Onde e como fazer a consulta de gravame?

Agora que você já viu para que serve a consulta de gravame, é hora de realmente fazê-la. Na AutoList, empresa de consultas veiculares, você encontra uma solução exclusiva para isso. 

Por lá, além de verificar se existe alguma restrição fiduciária em seu veículo, você pode consultar todo o histórico de seu automóvel. Aproveite e confira!

Essa matéria foi útil para você? Para conferir outras postagens com temas relacionados, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais.

POSTS RELACIONADOS

Limite diário atingido

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse quis urna id libero sollicitudin hendrerit. Pellentesque velit enim, vestibulum ut turpis ut, commodo condimentum orci. Curabitur semper, sem quis sodales lacinia, lorem nisi rhoncus felis, et molestie erat libero sed felis.

Reunindo informações.... Analisando histórico.... Buscando restrições.... Gerando relatório...

Aqui estão algumas informações básicas do veículo consultado:

PLACA

CHASSI

ANO MODELO

MODELO

COR

LEILÃO

DÉBITOS

SINISTROS

ACIDENTES

Faz consultas com frequência?

Temos planos com soluções completas para você que é garagista ou atua em outra área do setor automotivo e faz consultas veiculares com frequência! Converse agora com os nossos consultores para saber mais!

Olá, posso ajudar?