Por que fazer consulta veicular: entenda a importância dessa análise

Publicado em 18/03/2021 / Atualizado em 08/09/2021

Por que fazer consulta veicular? Como ela pode ser útil?”. Essas são as dúvidas que vemos com mais frequência por aí, e a resposta para elas é bastante simples: quando o assunto é compra e venda de veículo, todo cuidado é pouco. Independentemente de se tratar de uma pessoa física ou jurídica, a consulta é uma forma de garantir mais segurança à negociação.

Tão comum quanto essas perguntas, é o surgimento de problemas depois que o automóvel é adquirido. Isso acontece justamente pela falta da avaliação do histórico do veículo antes de fechar negócio.  

Quer saber mais sobre a importância da consulta veicular? Então continue a leitura deste post para conferir! 

Por que fazer consulta veicular antes de comprar ou vender um seminovo 

A busca pelos seminovos e usados tem aumentado cada vez mais. Porém, embora seja uma opção vantajosa, é preciso se atentar a alguns fatores antes de realmente decidir comprar ou fechar uma venda. O histórico do veículo, por exemplo, é um deles. E é somente através da consulta que você terá informações a respeito da procedência do automóvel. 

Sequer passa pela cabeça de algumas pessoas que o carro usado que elas pretendem comprar pode estar com a quilometragem adulterada, ter passagem por leilão, registro de sinistro, problemas com a estrutura, com a documentação, entre outras diversas restrições que podem resultar em complicações para o futuro proprietário. 

São por essas e outras razões que enfatizamos a importância de avaliar o veículo, seja ele para uso pessoal ou para revender em sua loja. 

Como fazer uma consulta veicular? Quais informações posso ter acesso?

Quando falamos em consulta veicular, não estamos nos referindo a um quadro limitado de informações. Muito pelo contrário, por meio do número da placa, do chassi ou documento do automóvel, é possível descobrir o histórico completo do carro. 

Para saber os antecedentes e a real situação do veículo, você pode buscar ajuda com empresas especializadas no segmento, como a AutoList, por exemplo. A partir das soluções que disponibilizamos, você consegue visualizar os seguintes pontos:

  • Renavam
  • Gravame
  • Recall
  • Débitos, multas
  • Indício de sinistro
  • Leilão
  • Registro de roubo e furto e muitas outras restrições!

Cada tópico representa informações importantes que farão total diferença no momento de negociar uma compra ou venda.

E então, o que achou deste conteúdo? Para ler outras postagens com temas relacionados, é só nos seguir nas redes sociais e ficar de olho em nosso blog. Toda semana temos uma matéria nova te esperando!

Notícias relacionadas
O que você precisa saber sobre veículo com passagem por São Paulo
Você sabia que grande parte dos carros registrados no país são do estado de SP? Saiba mais sobre veículo com passagem por São Paulo agora mesmo!
Como consultar um veículo pelo CPF ou CNPJ: entenda como funciona!
Saiba como consultar um veículo pelo CPF ou CNPJ e veja o que está registrado na documentação do seu cliente!
Troca de carro financiado: o que você precisa saber
Saiba tudo sobre a troca de carro financiado: como funciona o processo e como fazer uma negociação segura!
Responsabilidades na revenda de veículos, o que você precisa saber
Uma venda não termina quando o cliente faz o pagamento. Saiba quais as responsabilidades na revenda de veículos que você precisa ter!
Conheça as classificações e os principais tipos de sinistro de carro
Sinistro de carro, como sabemos, é o nome utilizado para referenciar veículos que tenham sofrido ou causado algum dano estrutural, recuperável ou não. Mas você conhece as classificações e os tipos de sinistro? Confira agora!
Veículo com restrições: conheça 4 problemas mais comuns
Saiba quais as principais restrições veiculares e entenda o impacto dessas informações na hora da revenda!
Seguro auto: os carros da sua garagem são aceitos por algum?
Os carros que você vende são aceitos por algum seguro auto? Entenda agora a importância dessa informação para o seu cliente e veja o que pode interferir na contratação do serviço!
Para que serve a consulta de Gravame e como fazê-la?
Dentre tantas verificações que precisam ser feitas no momento de comprar um automóvel, principalmente seminovos e usados, muitas pessoas tendem a esquecer do gravame. Saiba o que é e para que serve a consulta de gravame agora mesmo!
Pneu remold: é seguro? Vale a pena adquirir?
Quer saber se o pneu remold é seguro e como ele é construído? Acompanhe este post e tire todas as suas dúvidas!
Precificação de carro: como definir valores na hora da revenda
A precificação de carro é uma etapa muito importante para uma loja de revenda. Saiba, portanto, como definir os melhores valores para os veículos do seu negócio

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal