Por que fazer consulta veicular: entenda a importância dessa análise

Publicado em 18/03/2021 / Atualizado em 08/09/2021

Por que fazer consulta veicular? Como ela pode ser útil?”. Essas são as dúvidas que vemos com mais frequência por aí, e a resposta para elas é bastante simples: quando o assunto é compra e venda de veículo, todo cuidado é pouco. Independentemente de se tratar de uma pessoa física ou jurídica, a consulta é uma forma de garantir mais segurança à negociação.

Tão comum quanto essas perguntas, é o surgimento de problemas depois que o automóvel é adquirido. Isso acontece justamente pela falta da avaliação do histórico do veículo antes de fechar negócio.  

Quer saber mais sobre a importância da consulta veicular? Então continue a leitura deste post para conferir! 

Por que fazer consulta veicular antes de comprar ou vender um seminovo 

A busca pelos seminovos e usados tem aumentado cada vez mais. Porém, embora seja uma opção vantajosa, é preciso se atentar a alguns fatores antes de realmente decidir comprar ou fechar uma venda. O histórico do veículo, por exemplo, é um deles. E é somente através da consulta que você terá informações a respeito da procedência do automóvel. 

Sequer passa pela cabeça de algumas pessoas que o carro usado que elas pretendem comprar pode estar com a quilometragem adulterada, ter passagem por leilão, registro de sinistro, problemas com a estrutura, com a documentação, entre outras diversas restrições que podem resultar em complicações para o futuro proprietário. 

São por essas e outras razões que enfatizamos a importância de avaliar o veículo, seja ele para uso pessoal ou para revender em sua loja. 

Como fazer uma consulta veicular? Quais informações posso ter acesso?

Quando falamos em consulta veicular, não estamos nos referindo a um quadro limitado de informações. Muito pelo contrário, por meio do número da placa, do chassi ou documento do automóvel, é possível descobrir o histórico completo do carro. 

Para saber os antecedentes e a real situação do veículo, você pode buscar ajuda com empresas especializadas no segmento, como a AutoList, por exemplo. A partir das soluções que disponibilizamos, você consegue visualizar os seguintes pontos:

  • Renavam
  • Gravame
  • Recall
  • Débitos, multas
  • Indício de sinistro
  • Leilão
  • Registro de roubo e furto e muitas outras restrições!

Cada tópico representa informações importantes que farão total diferença no momento de negociar uma compra ou venda.

E então, o que achou deste conteúdo? Para ler outras postagens com temas relacionados, é só nos seguir nas redes sociais e ficar de olho em nosso blog. Toda semana temos uma matéria nova te esperando!

Notícias relacionadas
Conheça 8 fatores que influenciam a desvalorização de um carro
Zero, usado ou seminovo, todo veículo perde valor assim que sai da concessionária ou garagem. Essa desvalorização do carro é natural e inevitável, por mais que doa aceitar. No entanto, existem alguns fatores que podem influenciar esse processo.
Você precisa conhecer: 6 novas tecnologias automotiva
A tecnologia automotiva não para de inovar e surpreender. Confira agora 6 novas super ideias que foram criadas ou estão em desenvolvimento!
Confira as mudanças na lei de trânsito e as novas regras da CNH
Em abril de 2021, a Lei 14.071/20 entrou em vigor. Sancionada desde outubro do ano passado, a nova legislação alterou diversos pontos do CTB, principalmente em relação à CNH. Saiba então o que mudou!
Entenda qual a melhor época para comprar e vender carros seminovos
Quer saber qual é a melhor época do ano para comprar e vender carros seminovos? Acesse agora para conferir!
Conheça as diferentes classificações de avarias de leilão
Conheça as diferentes classificações de avarias de leilão e entenda como os veículos leiloados são oferecidos!
Para que serve a consulta de Gravame e como fazê-la?
Dentre tantas verificações que precisam ser feitas no momento de comprar um automóvel, principalmente seminovos e usados, muitas pessoas tendem a esquecer do gravame. Saiba o que é e para que serve a consulta de gravame agora mesmo!
3 Situações que podem atrapalhar a transferência de veículo
Algumas situações podem impedir a transferência de veículos. Confira agora quais são e veja também as consequências acarretadas por uma transferência incorreta.
Entenda por que indicar o seguro auto ao seu cliente
Você indica o seguro auto aos seus clientes quando fecha uma venda? Confira agora a importância de conscientizá-los sobre as vantagens do serviço!
6 dicas de como vender mais em sua revenda de veículos
Saber como vender mais é o desejo de qualquer dono de revenda de veículos. Por isso, preparamos 6 dicas básicas para te ajudar. Confira agora!
O que é e como funciona a dupla transferência de veículo
Saiba agora mesmo o que é a dupla transferência de veículo e entenda como funciona o processo!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal