Confira as principais dúvidas sobre a CNH digital

Apesar de ser válida como documento oficial em todo o território nacional desde 2018, ainda existem muitas dúvidas sobre a CNH digital.  

O hábito de carregar o documento impresso já é tão antigo, que mesmo os recém-habilitados parecem ter ficado confusos com o novo modelo. Porém, no final de 2020, cerca de 10 milhões de brasileiros já contavam com a facilidade da carteira de habilitação digital.

E você, também tem dúvidas sobre o assunto? A seguir, vamos responder às perguntas mais frequentes sobre a CNH digital e mostrar seus principais benefícios. Continue a leitura para conferir! 

Dúvidas sobre a CNH digital: veja as principais perguntas

A versão digital da carteira nacional de habilitação é algo recente, logo, é completamente normal ter dúvidas sobre suas funcionalidades. Veja, então, os questionamentos que mais surgem sobre ela:

O que é Carteira Digital de Trânsito (CDT)? 

Embora se fale bastante sobre o modelo digital, ele ainda é novidade para muita gente. Inclusive, há quem desconheça o CDT, o aplicativo que reúne a CNH digital e o Certificado de Registro e Licenciamento Digital do veículo (CRLV-e).

Como realizar o cadastro para baixar a carteira de habilitação digital? 

Para acessá-la, é necessário baixar o aplicativo do CDT e se cadastrar no gov.br, que se refere a Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal. Lembrando que é possível criar o cadastro pelo próprio app, informando os dados pessoais. 

Em sequência, com a conta ativa, você irá escolher uma forma de validação para o seu registro, que pode ser: pelo aplicativo no celular, pelo portal de serviços do Denatran, com o certificado digital, ou no Detran mais próximo da sua região. 

Depois disso, seu cadastro já estará validado e você poderá escolher como deseja baixar a CNH, com ou sem o certificado digital.  

É seguro usar a CNH digital?

Essa provavelmente está entre as perguntas feitas com mais frequência. No entanto, embora seja estranha a ideia de não carregar a carteira impressa, já que desde sempre havia sido dessa maneira, a resposta é sim. É segura!

Para isso, a CNH apresenta um QR Code e um código de segurança que garante sua originalidade, além de contar com assinatura digital, certificada pelo Detran. 

Caso esteja offline, é possível acessar a CNH digital? 

Sim. A partir do momento que o cadastro está validado e ativo e a CNH é baixada, dá para acessá-la mesmo estando offline, basta colocar a senha de 4 dígitos que foi cadastrada anteriormente. 

Carteiras de habilitação emitidas antes de 2017 podem acessar a versão digital?

Não! Essa, inclusive, é uma questão que tem causado confusão nas pessoas, mas somente as carteiras de habilitação emitidas depois de maio de 2017 podem ter acesso ao modelo digital. Isso porque os documentos mais antigos não possuem o QR Code que acompanha as novas CNHs.  

A CNH digital é válida no país inteiro?

Sim! De acordo com a Portaria nº 184 do Denatran, de 17 de agosto de 2017 e a Resolução do Contran, nº 684, de 25 de julho de 2017, o documento digital deve ser aceito oficialmente em todo o território nacional. 

E em caso de suspensão ou cassação da CNH? 

Assim como o documento físico, se a habilitação for cassada, ela não será mais mostrada no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. 

Veja agora os benefícios que a CNH digital proporciona! 

Entre as maiores vantagens da carteira digital, estão: 

  • Praticidade: todos os documentos ficam reunidos em um único lugar, o aplicativo no celular.
  • Mais economia: dá para exportá-la em PDF, sem a necessidade de gastar com impressões, autenticação em cartório, cópias e afins. Lembrando que o PDF não altera sua validade como documento oficial.  
  • Segurança: por apresentar dados criptografados que asseguram a originalidade do documento, é mais difícil a ocorrência de fraudes. 

E então, o que achou deste conteúdo? Para ler outras matérias com dicas e informações sobre o meio veicular, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?