Quilometragem adulterada: como identificar em um carro seminovo?

Apesar da presença dos hodômetros digitais, ainda é bastante comum nos depararmos com situações de veículos seminovos com quilometragem adulterada

Este é um tipo de fraude que pode acarretar diversos prejuízos ao comprador que busca por um carro seminovo que seja confortável, tenha boas condições e, sobretudo, apresente um preço condizente com o seu orçamento. 

Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas dicas básicas de como identificar um veículo com quilometragem adulterada

Tem interesse nesse conteúdo? É só continuar a leitura para conferir! 

Como saber se um veículo teve a quilometragem adulterada 

O ato de adulterar a quilometragem de um automóvel é configurado crime contra o consumidor de acordo com o Código Penal e a Lei 8.137/90, artigo 7º. Portanto, vale a pena se atentar a alguns fatores para identificar se está tudo certo com o veículo antes de fechar negócio. Veja:

1. Estado dos pneus 

Geralmente, um jogo de pneus consegue chegar a até 50 mil quilômetros se for bem cuidado. Dessa forma, se o hodômetro do carro estiver marcando menos do que essa quilometragem e os pneus apresentarem um desgaste muito maior ou se já tiverem sido trocados, é motivo para ter atenção.

2. Acabamento das peças internas 

É completamente normal que as peças fiquem desgastadas com o passar do tempo. O volante, a manopla de câmbio e os bancos são três itens que revelam com mais facilidade esse gasto por conta do tempo. 

O volante e a manopla, por exemplo, possuem um plástico que pode se deteriorar e os bancos tendem a ficar esbranquiçados e mais finos. São peças que dizem muito sobre o estado do veículo e que, provavelmente, não estarão tão desgastadas se ele não tiver sido muito rodado. 

3. Manual do proprietário 

Por meio do manual do proprietário é possível saber quantas revisões foram feitas. Para cada revisão, quando realizadas em concessionárias, é batido um carimbo nesse documento e adicionado a quilometragem do momento. 

4. Detalhes externos 

Assim como a parte interior do automóvel, o lado de fora também pode dar indícios sobre a veracidade ou não da quilometragem informada. Riscos na lataria, manchas, pontos de ferrugem, pintura desbotada são alguns aspectos que merecem um olhar mais cauteloso. 

Afinal de contas, dificilmente um carro pouco usado estará desbotado ou com manchas de sol excessivo. 

5. Documentação do veículo 

Verificar a documentação é uma ação essencial para constatar qualquer irregularidade com o veículo. Através dela, dá para saber o ano de fabricação, modelo, cor, número do chassi, placa, tipo de combustível, informações sobre pagamento, como financiamento, entre outros. 

Todos esses elementos podem ser visualizados pelo site do Detran. Agora, se quiser informações mais completas e precisas, vale a pena recorrer às consultas veiculares

Na AutoList, por exemplo há diversas soluções disponíveis para que você consiga garantir mais segurança a suas negociações.

Os problemas causados pela quilometragem adulterada

Quem sofre com as complicações do carro com quilometragem adulterada é o comprador, é claro. Dentre os maiores problemas dessa fraude, estão:

  • Desvalorização na hora de revender 

Os veículos já sofrem depreciação naturalmente, se detectada a adulteração no momento da venda, ele perderá ainda mais valor. 

  • Manutenções recorrentes 

Quanto mais usado estiver o automóvel, mais revisões e manutenções ele necessitará. Com a quilometragem adulterada, é provável que a frequência aumente. 

  • Prejuízo financeiro 

Não é preciso dizer muito. Esse prejuízo se dá em consequência de todos os pontos que falamos anteriormente. Com a adulteração, a pessoa irá pagar um preço além do que o carro realmente vale e ainda terá de arcar com custos de troca de peças e revisões. 

Você acabou de conferir 5 dicas de como verificar se um carro sofreu algum tipo de fraude na quilometragem e os problemas que isso pode acarretar. 

Para acompanhar outras postagens como essa, é só ficar de olho em nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Toda semana temos um novo conteúdo! 

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?