Revisão de carro: como preparar os veículos da sua revenda

Publicado em 04/02/2021 / Atualizado em 08/09/2021

Preparar os veículos usados da sua revenda pode valorizá-los e garantir melhores negociações com seus clientes. É por isso que fazer uma revisão de carro é sempre recomendado antes de colocá-los à venda. 

Alguns fatores, se levados em conta, podem influenciar positivamente o preço final do automóvel. Saiba, portanto, o que deve ser verificado antes de oferecer e passar os veículos usados da sua loja aos futuros compradores. 

O que deve ser analisado em uma revisão de carro para revenda 

A revisão é muito mais do que um fator de negociação, é também uma forma de se prevenir contra problemas e de proporcionar uma compra mais transparente e segura ao consumidor. Veja então o que você deve considerar: 

1. Originalidade das peças

Principalmente em carros usados, é muito comum a troca de peças. Por isso, quando o veículo chega a sua garagem, é importante avaliar se houve substituição dos componentes originais de fábrica para outros. 

2. Estado dos pneus 

Analisar a situação dos pneus tem a ver com segurança. Portanto, observe quantos quilômetros já foram rodados para saber se as peças já foram ou precisam ser trocadas. 

Muitas vezes os pneus parecem intactos por fora, mas por dentro estão completamente desgastados. Para evitar complicações, recomenda-se fazer um rodízio e alinhamento a cada 10 mil quilômetros rodados. 

3. Faça uma checagem de todos os itens

Luzes, faróis, ré, freios e amortecedores, cintos de segurança, ar condicionado se houver, condições dos para-brisas, para-choques, estado da pintura e lataria, entre outros. Todas as peças e detalhes precisam ser avaliadas. 

4. Óleo e motor 

Mesmo quem decide comprar um carro usado não quer ter gastos excessivos com reparos. Dessa forma, a revisão deve ser completa. Verifique como está o óleo e o motor e se há necessidade de troca. 

5. Documentação 

Se o veículo é usado, muito provavelmente ele já teve outro dono. Se teve outro dono, existe um histórico passado. E se há um histórico, é fundamental analisá-lo. 

Para isso, busque uma consulta veicular para conhecê-lo melhor e eliminar qualquer tipo de problema que seu cliente possa ter posteriormente. Avalie se o carro possui alguma restrição, débitos, menção judicial e afins.

Você acabou de conferir 5 fatores que devem ser observados durante a revisão de veículos da sua revenda. Depois, com todos eles em ordem, basta disponibilizá-los para a venda. 

E então, o que achou deste conteúdo? Esperamos que ele possa ser útil para o seu negócio. E não se esqueça: toda semana temos uma nova postagem te esperando por aqui. Até a próxima! 

Você também pode se interessar por este post: O que não fazer na revenda de carros seminovos e usados

Notícias relacionadas
O que aconteceu com a consulta de proprietários anteriores?
Em 2018 a FENASEG interrompeu a disponibilização da informação de proprietários anteriores. Você sabia qual era a origem dessa informação?
Como consultar o veículo pela placa? O que dá para saber?
Saiba agora como consultar um veículo pela placa e quais informações você pode ter acesso através dessa pesquisa.
Veículo clonado: como funciona? O que fazer nessa situação?
Veículo clonado é um tipo de fraude mais comum do que imaginamos. Saiba, portanto, como identificar uma clonagem e o que fazer nessa situação.
O que é multa Renainf? Saiba tudo sobre ela!
Já ouviu falar em multa Renainf? A seguir, vamos te explicar o que é essa infração, como ela funciona e como consultá-la. Confira!
IPVA: de quem é a responsabilidade do pagamento na revenda?
Na hora de trocar ou comprar um carro, o valor do IPVA é um dos fatores considerados pelo cliente para decidir o modelo. Veja, então, o que fazer em relação ao pagamento do imposto no momento da revenda!
Veja como é calculada a tabela Fipe e como consultá-la!
Mesmo para quem já está habituado com o mercado de veículos, explicar como é calculada a tabela Fipe, no momento de uma venda ou qualquer tipo de negociação, pode ser um tanto complicado. Afinal, muita gente ainda tem dúvidas sobre o assunto. E você? Já sabe como funciona?
Confira as mudanças na lei de trânsito e as novas regras da CNH
Em abril de 2021, a Lei 14.071/20 entrou em vigor. Sancionada desde outubro do ano passado, a nova legislação alterou diversos pontos do CTB, principalmente em relação à CNH. Saiba então o que mudou!
Como consultar um veículo pelo CPF ou CNPJ: entenda como funciona!
Saiba como consultar um veículo pelo CPF ou CNPJ e veja o que está registrado na documentação do seu cliente!
Confira 5 dicas de como valorizar o carro na hora da venda!
Saiba como valorizar o carro na hora da venda! Confira 5 dicas práticas que preparamos para te ajudar!
Entenda como funciona o sistema start-stop
Você já ouviu falar no sistema Start-Stop? Saiba agora como essa inovação do meio automotivo funciona e para que serve!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal