Saiba o que acontece se não pagar o IPVA 2023!

Quer saber o que acontece se não pagar o IPVA? Então você está no lugar certo! Neste post, vamos explicar as consequências que o não pagamento do imposto pode gerar ao proprietário do veículo.

Continue a leitura para conferir tudo! 

O que acontece se não pagar o IPVA: saiba mais!

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tipo de tributo obrigatório que todo proprietário de qualquer veículo automotor deve pagar anualmente. Na maior parte dos estados, os valores já foram liberados para o pagamento. 

No entanto, várias pessoas acabam atrasando ou falhando com o compromisso financeiro. O que muitos esquecem é que o não pagamento do IPVA pode implicar diferentes consequências. Saiba mais: 

Para o dono do carro: se a pessoa esquecer de pagar o imposto e não buscar regularizar a situação dentro do prazo, ela pode ter seu CPF inscrito no Cadin, o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais, conhecido também como dívida ativa. 

Para o automóvel: se o IPVA estiver atrasado, não é possível renovar o licenciamento anual do veículo. E como sabemos, essa é a documentação que autoriza que tal carro circule. Conduzir sem o licenciamento pode resultar numa infração de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e na apreensão do veículo, gerando ainda mais custos ao proprietário.

(Leia também: O que você precisa saber sobre a busca e apreensão de veículo?).

Sobre a dívida: enquanto a dívida não for negociada, é gerada uma multa diária, fazendo com que o valor aumente. No estado de São Paulo, por exemplo, aplica-se 0,33% de multa diariamente, podendo chegar até o limite de 20% sobre o valor do IPVA, mais a aplicação de juros correspondente à taxa Selic. 

Atrasei o pagamento do IPVA! Como regularizar a situação?

É importante enfatizar que, mesmo que o atraso seja de apenas um dia, haverá multa. Mas os processos são diferentes para o caso de atraso e quando o nome do proprietário já foi parar no Cadin. No segundo, é preciso renegociar a dívida. 

Agora, para quitar a conta atrasada, basta acessar o portal da Secretaria da Fazenda ou o Detran do seu estado e emitir uma nova guia de pagamento. O valor estará atualizado, já somado com a multa, e com uma nova data de vencimento.  

Como verificar se o veículo possui débitos?

Além do site do Detran e da Secretaria da Fazenda, é possível contar com a ajuda de empresas especializadas em consultas veiculares, como a AutoList, para identificar todas as dívidas relacionadas a determinado carro. 

Especialmente para você, que trabalha ou possui uma revenda de veículos, a consulta Débitos é a solução ideal para conhecer o histórico do automóvel que você colocará à venda. Mais do que isso, ela traz um alerta de restrições que podem interferir na transferência do veículo

Já pensou na dor de cabeça que você e o seu cliente teriam se ele comprasse um carro que não pode ser transferido posteriormente? Por isso, é importante ficar bastante atento.

E então, achou que esse conteúdo foi útil? Para ler outros materiais como esse, acesse nosso blog semanalmente e siga nossas redes sociais. Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?