Tudo o que você precisa saber sobre bateria de carro elétrico!

Tem dúvidas sobre como funciona a bateria do carro elétrico? Então, este conteúdo é para você! 

Selecionamos alguns dos principais mitos e verdades a respeito do assunto para que você entenda tudo sobre os veículos elétricos. É só continuar a leitura para conferir! 

7 Mitos e verdades sobre bateria de carro elétrico 

Algumas dúvidas ainda percorrem por aí sobre o funcionamento e modo de recarga das baterias dos automóveis elétricos. Veja a seguir as principais:  

1. Os carros elétricos são mais prejudiciais ao meio ambiente

Mito. Muito pelo contrário! Diferente dos veículos a combustão que emitem diversos gases poluentes (como monóxido de carbono, dióxido de carbono, dióxido de enxofre e fuligem, os carros elétricos ganham destaque no quesito sustentabilidade, pois não causam danos ambientais. 

2. A bateria vicia 

Mito. Muitas pessoas dizem que, assim como as baterias dos celulares, as dos veículos elétricos também viciam. Mas não é verdade. 

As baterias dos carros são feitas de íons de lítio, um material que não causa o “efeito memória”. Além disso, elas possuem vários módulos que vão se compensando quando surge algum defeito. Assim, o próprio sistema mantém a carga equilibrada para não afetar o funcionamento do automóvel. 

3. O carro elétrico pode ser carregado em casa

Verdade. É possível carregar o carro em casa, desde que o ponto de carregamento seja aterrado. 

Recomenda-se, porém, que as tomadas de 110V tenham no mínimo 10 amperes e no máximo 20, e que as de 220V, tenham corrente de 20 amperes. 

4. A manutenção é mais cara 

Verdade. Por serem veículos equipados de forma totalmente tecnológica, não só o valor de compra, como a manutenção também é mais cara. No entanto, mantê-lo ao longo de sua vida útil é mais barato se comparado com um carro comum. 

5. Emitem menos ruídos 

Verdade. Os modelos elétricos são mais silenciosos em relação aos veículos tradicionais, pois não há queima de combustível ao dar partida, por exemplo.

6. São mais rápidos do que os carros movidos à combustão 

Verdade. A potência de aceleração dos elétricos é instantânea, diferente dos veículos tradicionais que precisam atingir uma velocidade de circulação. Entretanto, a velocidade máxima dos carros a combustão ainda é maior. 

7. O carregamento do veículo elétrico é demorado 

Verdade. Infelizmente o carregamento costuma levar de 7 a 10 horas, dependendo da potência da bateria e da voltagem da tomada utilizada. 

E então, suas dúvidas foram esclarecidas? Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! Continue acompanhando outros materiais como esse em nosso blog e nossas redes sociais. Até a próxima! 

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?