Veículo com passagem por leilão, até onde vale a pena comprar um?

Publicado em 29/10/2019 / Atualizado em 22/11/2019

Com certeza você já sabe que um veículo com passagem por leilão tem grande desvalorização no mercado, de modo geral sendo de 20% em relação a tabela FIPE. O que para muitos pode significar um ótimo negócio, tanto para quem vende, quanto para quem compra.

Cada ano que passa a comercialização de veículos com passagem por leilão tem crescido no mercado brasileiro, seja de forma justa, seja aquela venda que o comprador descobre algum tempo depois. O fato é que a cada dia a informação sobre este dado tem se tornado mais popular e as pessoas vem aprendendo que existem diversas classificações de leilões. Comercializar um veículo de leilão não significa que o veículo passou por perca total ou possui alguma avaria.

As classificações de leilão

Já se foi o tempo de consta ou nada consta em uma consulta de leilão. Hoje, muitas empresas apontam em suas respostas, a classificação do veículo perante o leilão apontado. Fato este que ajuda o comprador a entender melhor o histórico e o que levou aquele veículo ao leilão.

Um bom exemplo, é a consulta de leilão da AutoList, a Leilão Prime, a qual além de apontar a existência de leilão, aponta em uma classificação de A a D, a classificação do veículo, pois convenhamos que um veículo que foi a leilão por conta de não pagamento de um financiamento pode ter seu estado estético e mecânico completamente diferente de um veículo que foi a leilão por conta de um acidente.

É claro que os objetivos das empresas apontarem a classificação do leilão é de ajudar você a entender com mais detalhes a real situação do veículo no momento do leilão, mas o que muitas empresas entregam de forma complementar e que poucas pessoas percebem e sabem utilizar, são alguns detalhes do leilão para que caso você tenha interesse em avaliar melhor, possa encontrar o responsável do leilão, lote, data e muitas outras informações que possam te ajudar a encontrar outras informações que te auxiliem na tomada de decisão.

Uma dica que a AutoList pode deixar, com base em nossa experiência de mais de dez anos de mercado, não é porque um veículo possui passagem por leilão, que você precisa recusar a oferta e perder negócio. Como uma empresa de informações veiculares, buscamos em todo o mercado, o máximo de informações para te ajudar no processo de tomada de decisão, pois você precisa de informação para entender melhor a situação do leilão, o estado do veículo no momento do leilão, para assim encontrar o público desse determinado veículo. Seja para colocar em seu pátio, seja para recusar ou ainda repassar para algum conhecido trabalhar com o veículo, a informação veicular estará ao seu lado para tomar a melhor decisão para o seu negócio.

Reputação da revenda no mercado

Um aspecto que principalmente concessionárias comentam conosco é a questão da reputação que a empresa assume com a sociedade ao comercializar veículos de leilão. Principalmente em regiões de mercados mais conservadores, quando “corre” a informação de que determinada revenda comercializa veículos de leilão, pode gerar grandes perdas, pois o público passa a não confiar mais naquela marca e informam possuir medo e assim descartam como opção na hora da compra.

Por outro lado, existem revendas que acabam utilizando justamente a questão da desvalorização para criar uma revenda específica para esse tipo de veículo, assim buscar atender um nicho de clientes muito específico, os quais desde o primeiro momento afirmam possuir preferência por este tipo de veículo, seja por questão do preço, seja por entenderem das necessidades do veículo e enxergarem um potencial negócio e boas margens de lucro.

carro-de-leilao

O ponto chave em decidir se você vai trabalhar ou não com veículos de leilão é em primeiro lugar, avaliar seu público e traçar estratégias de comunicação para que transmita a informação clara e garanta o entendimento, para que no futuro não tenha dor de cabeça com negócios mal concretizados e principalmente o descontentamento de seus clientes, pois basta apenas um cliente insatisfeito para você perder diversas vendas, não é mesmo?!

Por fim, mas não menos importante…

Não significa que o fato de um veículo não possuir passagem por leilão e não ter registro de histórico de sinistro, que é uma boa compra. Existem muitas outras informações que podem vir a desvalorizar um veículo e que sequer são visíveis ao olho humano, como por exemplo o registro de passagem por roubo e furto que pode gerar taxas médias de 10% de desvalorização e até mesmo veículos com passagem por enchentes que passaram por reforma, os quais podem não gerar problemas na compra e venda, mas com certeza o comprador terá grandes dores de cabeça ao tentar fazer um seguro e se deparar com a surpresa da recusa, mesmo um histórico “perfeito”.

A questão mais importante é que sempre existirá mercado para todo tipo e estado de veículo, basta você encontrar o público certo e trabalhar da forma mais correta com ele, pois através de clientes satisfeitos sua empresa será reconhecida e muito outros negócios virão de forma mais simples e barata. Para garantir o melhor negócio, você precisa ter o melhor parceiro ao seu lado e para isso você precisa entender qual o nível de informação seu negócio precisa. Agora queremos saber a sua opinião a respeito desse assunto: Já comprou algum veículo de leilão? Foi um bom negócio? Como seu público reage ao saber que você trabalha ou trabalhou com veículo(s) assim?

Notícias relacionadas
Entenda qual a melhor época para comprar e vender carros seminovos
Quer saber qual é a melhor época do ano para comprar e vender carros seminovos? Acesse agora para conferir!
Veículo com restrições: conheça 4 problemas mais comuns
Saiba quais as principais restrições veiculares e entenda o impacto dessas informações na hora da revenda!
Confira as principais dúvidas sobre a CNH digital
Apesar de ser válida como documento oficial em todo o território nacional desde 2018, ainda existem muitas dúvidas sobre a CNH digital. Confira, então, as principais perguntas sobre a nova versão da carteira de habilitação!
Como consultar um veículo pelo CPF ou CNPJ: entenda como funciona!
Saiba como consultar um veículo pelo CPF ou CNPJ e veja o que está registrado na documentação do seu cliente!
6 dicas de como vender mais em sua revenda de veículos
Saber como vender mais é o desejo de qualquer dono de revenda de veículos. Por isso, preparamos 6 dicas básicas para te ajudar. Confira agora!
Já ouviu falar no golpe do carro roubado? Saiba mais sobre ele!
Já ouviu falar no novo golpe do carro roubado que inventaram? Neste post a gente te explica tudo sobre ele e outras fraudes comuns no meio veicular!
Veja por que acompanhar a desvalorização de veículos da sua loja
Você acompanha o quanto os carros da sua revenda desvalorizam ao longo do tempo? Saiba agora por que você deve ficar atento a isso!
Veículo com passagem por leilão, até onde vale a pena comprar um?
Você sabia que um veículo com passagem por leilão tem grande desvalorização no mercado? Grande parte, 20% em relação a tabela FIPE.
Conheça as classificações e os principais tipos de sinistro de carro
Sinistro de carro, como sabemos, é o nome utilizado para referenciar veículos que tenham sofrido ou causado algum dano estrutural, recuperável ou não. Mas você conhece as classificações e os tipos de sinistro? Confira agora!
O que aconteceu com a consulta de proprietários anteriores?
Em 2018 a FENASEG interrompeu a disponibilização da informação de proprietários anteriores. Você sabia qual era a origem dessa informação?

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal