Vistoria veicular digital: o que é e como funciona?

Você sabia que dá para fazer inspeção de veículos de forma digital? Pois é! Isso é resultado do avanço da tecnologia. 

Então, se você quer saber como funciona uma vistoria veicular digital, continue neste post, que vamos explicar tudo sobre o assunto! 

O que é a vistoria veicular digital? 

A vistoria digital é um processo de inspeção de automóveis realizado de maneira eletrônica, com base em tecnologias digitais que coletam e registram informações sobre o estado do veículo. 

Para isso, são utilizados dispositivos móveis, câmeras, sensores e aplicativos específicos para fazer uma avaliação eficiente, precisa e rica em detalhes. 

(Leia também: Tipos de vistoria automotiva: veja os principais e o que eles avaliam).

Veja as principais vantagens da análise veicular em formato digital 

Muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre a eficácia desse tipo de inspeção. Será que ela realmente identifica todos os pontos do veículo? 

Uma coisa é fato, a proposta de fazer uma avaliação digital tem como principal objetivo agilizar o processo. 

Além disso, oferece diversas outras vantagens, como: 

  • Desburocratização e redução de papelada
  • Praticidade
  • Possibilidade de armazenar e acessar facilmente os registros do carro analisado
  • Possibilidade de integrar recursos, como geolocalização e datação automática, contribuindo para a autenticidade e confiabilidade das informações coletadas.

Como funciona a avaliação veicular digital? Veja o passo a passo geral!

Entenda agora como acontece o processo digital de vistoria, desde a etapa do agendamento até o envio do resultado. 

Agendamento:

O proprietário do carro deve agendar a vistoria por meio do sistema utilizado pela empresa que ele escolheu, que pode ser um aplicativo ou plataforma online.

Identificação do veículo:

Ao chegar para a vistoria, o automóvel é identificado e suas informações são registradas em um sistema.

Uso de dispositivos eletrônicos:

O vistoriador faz uso de dispositivos eletrônicos, como tablets ou smartphones, equipados com câmeras e sensores para fazer a inspeção.

Registro de dados visuais:

São tiradas fotos e vídeos do carro para capturar detalhes importantes, como a carroceria, motor, pneus, vidros, entre outros.

Registro de dados técnicos:

O vistoriador pode inserir informações adicionais em relação à quilometragem, número de chassi e outros dados técnicos relevantes.

Documentação digital:

Documentos relacionados ao veículo, como o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), podem ser digitalizados e associados à vistoria.

Validação e armazenamento:

As informações coletadas são validadas e o resultado é registrado eletronicamente. Esses dados ficam armazenados em um sistema seguro.

Emissão de laudo eletrônico:

Com base nessas informações, é gerado um laudo eletrônico que irá indicar se o carro está em conformidade com as normas estabelecidas.

Envio do resultado:

Por fim, o resultado da inspeção é enviado ao dono do automóvel. Isso pode ser feito através de um aplicativo próprio da empresa vistoriadora ou por e-mail. 

Como você acabou de ver, o passo a passo é bastante simples e seguro, tendo em vista que as informações ficam armazenadas em um local seguro. Um dos grandes benefícios de usar essa alternativa é a diminuição de erros. 

E então, o que achou da vistoria veicular digital? Esperamos que esse conteúdo seja útil para você. E se quiser ler outras matérias como essa, é só acompanhar o blog da Autolist semanalmente. Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo! 

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?