Conheça as diferentes classificações de avarias de leilão

26/11/2020

Denomina-se como avarias de leilão, veículos que apresentam alguma espécie de dano, seja ele pequeno, médio ou grande. Aliás, como sabemos, boa parte dos carros leiloados em pátios são recuperados de algum tipo de sinistro. (Em nosso blog, inclusive, você pode conferir uma matéria completa sobre classificações e tipos de sinistro)

Esses desgastes nos automóveis podem interferir significativamente no valor da revenda e, ainda, determinar se ele está em condições ou não de circular. Para te ajudar a entender como esses veículos que vão aos pátios são oferecidos, preparamos um conteúdo exclusivo para mostrar as diferentes classificações de avarias de leilão

Tem interesse no assunto? É só continuar a leitura para conferir! 

Avarias de leilão: entenda as 4 classificações 

Para explicar e exemplificar melhor sobre as condições de carros leiloados, a AutoList disponibiliza o serviço de avarias visuais de leilão. Essa consulta tem por objetivo demonstrar de maneira gráfica a situação em que se encontram as partes de tais veículos. 

A ideia de trabalhar com gráficos é uma proposta para substituir as imagens do automóvel que hoje são proibidas de serem divulgadas por decisão judicial. A consulta é construída por especialistas que usam informações do banco de dados da AutoList e do edital de leilão. Dessa forma, ela possui 4 categorizações, veja:

1. Inteiro

Se o veículo consultado ter a peça avaliada como inteira, significa que ela não apresenta nenhuma avaria, isso é, que está em condições favoráveis. 

2. Pequena avaria 

A peça definida como pequena avaria quer dizer que, no momento da avaliação, o analista verificou danos de até 50%. 

3. Média avaria 

Quando apontada uma avaria de nível médio, o dano é calculado pelo analista em uma porcentagem que pode ir de 51 a 75. 

4. Grande avaria 

Como o próprio nome sugere, a 4ª classificação diz respeito a um dano expressivo, ou seja, quer dizer que o veículo sofreu uma avaria superior a 76%. 

Veículos de média e grande avarias podem rodar normalmente?

Essa é uma dúvida muito comum entre revendedores e compradores de carros. Embora possuam desgastes mais significativos, veículos de média avaria geralmente ainda podem circular. 

No entanto, é preciso que tudo esteja registrado no documento, pois é muito provável que eles tenham problemas no futuro. Já os automóveis apontados com grande avaria normalmente não são autorizados a rodar. Esses costumam ter suas peças retiradas e vendidas para lojas de segunda mão. 

Por conta disso, é essencial fazer uma consulta de avarias visuais de leilão. Só assim você saberá exatamente quão danificado está determinado veículo para fechar boas negociações. 

E então, este conteúdo foi útil? Para ler outros posts como esse, acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais. Toda semana temos uma publicação nova que pode ajudar na rotina do seu negócio.

Notícias relacionadas
Como dar baixa no desmanche de veículo: saiba mais!
Saiba como dar baixa no desmanche de veículo, quais documentos são necessários e quanto tempo demora para finalizar o processo! Acesse agora e confira!
Restrições judiciais de veículo: o que você precisa saber
Com certeza você já ouviu falar do Renajud, mas você conhece todos os tipos de restrições judiciais de veículo? Sabe como elas funcionam, por que ocorre o bloqueio e como identificá-las? Confira tudo agora!
Responsabilidades na revenda de veículos, o que você precisa saber
Uma venda não termina quando o cliente faz o pagamento. Saiba quais as responsabilidades na revenda de veículos que você precisa ter!
Como consultar um veículo pelo CPF ou CNPJ: entenda como funciona!
Saiba como consultar um veículo pelo CPF ou CNPJ e veja o que está registrado na documentação do seu cliente!
O que aconteceu com a consulta de proprietários anteriores?
Em 2018 a FENASEG interrompeu a disponibilização da informação de proprietários anteriores. Você sabia qual era a origem dessa informação?
Quilometragem adulterada: como identificar em um carro seminovo?
Quilometragem adulterada é uma das preocupações de quem vai adquirir um carro. Confira 5 dicas básicas de como identificar se há algo de errado com o veículo!
Número do chassi do veículo: por que e como consultar?
Você sabe para que serve o número do chassi do veículo? O que ele significa de fato e como consultá-lo? A gente te explica agora mesmo!
6 dicas de como vender mais em sua revenda de veículos
Saber como vender mais é o desejo de qualquer dono de revenda de veículos. Por isso, preparamos 6 dicas básicas para te ajudar. Confira agora!
Tipos de vistoria automotiva: veja os principais e o que eles avaliam
Saber as reais condições do veículo na hora de fechar um negócio é essencial. Confira agora os principais tipos de vistoria automotiva e para que servem!
Precificação de carro: como definir valores na hora da revenda
A precificação de carro é uma etapa muito importante para uma loja de revenda. Saiba, portanto, como definir os melhores valores para os veículos do seu negócio

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal