Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wordpress_autolist/blog/wp-includes/functions.php on line 6114
Entenda o que causou o aumento no preço dos carros
ÁREA DO CLIENTE
<strong>O que causou o aumento no preço dos carros: entenda agora!</strong>

O que causou o aumento no preço dos carros: entenda agora!

Todo mundo sabe que a pandemia impactou empresas de diversos ramos do mercado, o que ninguém talvez tenha previsto é o que causou o aumento no preço dos carros

Essa alta repentina deixou não só os consumidores surpresos, como também implicou uma defasagem na tabela Fipe com o inesperado: em vez de seguir a ordem natural de depreciação, os veículos valorizaram de um ano para cá, e isso explica o aumento na precificação

Para ler mais sobre o assunto e entender o porquê os carros estão mais caros e o que esperar daqui para frente, é só continuar por aqui! 

O que causou o aumento no preço dos carros 

Alguns motivos específicos do setor automotivo fez com que houvesse essa alta elevada no valor dos veículos. A falta de peças e componentes eletrônicos, por exemplo, foi uma das principais razões, a qual levou inclusive à paralisação de diversas montadoras. 

Isso se deu porque o preço das matérias-primas também teve um salto, impossibilitando que as empresas dessem continuidade a produção. 

Diante dessa situação, os veículos zero quilômetros ficaram escassos, deixando as concessionárias sem estoque e fazendo com que a procura pelos seminovos e usados aumentasse.  

Como explicar a alta elevada dos modelos 0km e dos seminovos 

Modelos zero quilômetro 

Como acabamos de dizer, a falta de insumos para a fabricação dos automóveis foi o fator-chave para o aumento. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), só o aço sofreu um acréscimo no valor de mais de 60% no primeiro trimestre. 

Além disso, a ausência dos semicondutores, somado aos custos de operação, como energia e transporte aéreo e marítimo — que também encareceram — influenciaram completamente o preço repassado aos consumidores. 

Modelos seminovos e usados 

A justificativa aqui é clara: a baixa nos estoques das concessionárias fez com que a demanda pelos seminovos e usados crescesse consideravelmente. 

A retomada gradativa da economia é outra razão. O fato da rotatividade econômica ter crescido implica numa procura maior do que o há estocado. Em consequência disso, o preço final aumenta.

Só para se ter ideia, pesquisas apontam que um modelo que era comercializado por R$45 mil no ano passado, hoje, pode ser encontrado por até R$60 mil reais.  

O que esperar para o próximo ano 

Segundo o presidente da Anfavea, não haverá nenhuma alteração nos valores tão rapidamente. Pode ser que somente a partir da metade do ano que vem os preços tenham uma redução.  

Em meio a esse cenário de incertezas, no entanto, o que se pode esperar é um acréscimo no valor do IPVA, já que os preços dos veículos continuam subindo e mudando a tabela Fipe. 

E então, gostou deste conteúdo? Para acompanhar outros artigos como esse, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui embaixo!

POSTS RELACIONADOS