Você sabe para que serve o número do chassi do veículo, o que ele significa de fato e como consultá-lo?
No post de hoje vamos te mostrar a importância desse código identificador e o porquê você deve ficar atento a ele na hora de comprar ou vender um carro seminovo ou usado.
Para conferir o conteúdo completo, é só continuar a leitura!
Número do chassi: o que é, o que significa?
Mais do que uma parte fundamental para a estrutura de qualquer veículo, o chassi ainda possui um número de identificação.
Trata-se de uma composição de 17 caracteres alfanuméricos, que funcionam como uma espécie de DNA para o automóvel. Todo carro conta com um código único, marcado na fábrica, e cada elemento que o constitui representa um dado sobre o veículo.
Chamados de Vehicle Identification Number (VIN), esses caracteres são um padrão desde 1983 e servem para fornecer informações importantes sobre os automóveis.
Os 2 primeiros elementos se referem a região e ao país de fabricação; o terceiro indica a montadora do veículo. Os próximos 5 variam de acordo com cada fabricante, mas dizem respeito ao modelo; os últimos componentes apontam o ano do carro, o código da planta (local exato de fabricação) e o número de série.
Por que e como consultar o chassi?
Como vimos, este código alfanumérico representa as seguintes características:
- Região geográfica e país de fabricação
- Montadora e tipo de carroceria
- Modelo do veículo
- Ano de fabricação
- Local em que foi produzido
- Número de série.
Além de ter acesso a esses dados, com a consulta você também consegue saber se a estrutura original do automóvel foi danificada ou se houve remarcação do chassi.
Inclusive, a remarcação acontece exatamente quando ocorre algum tipo de dano. Por exemplo, desgastes do tempo e ferrugens, acidentes, batidas. Em casos de roubo e furto, é comum também que o número seja adulterado, entre outras situações que merecem atenção. Afinal, chassi remarcado pode ser um motivo de desvalorização do carro.
Por essa e outras razões a consulta veicular é sempre recomendada. Principalmente na hora de vender ou comprar um automóvel, informações como essas podem evitar dores de cabeça e garantir uma negociação mais segura.
E então, gostou deste conteúdo? Para ler outras matérias relacionadas, é só ficar de olho em nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!