Com certeza você já ouviu e sabe que dá para consultar o veículo pela placa, não é mesmo? Mas você sabe exatamente o que é possível descobrir sobre o histórico do automóvel somente avaliando o número da placa?
A gente vai te explicar tudo! Vamos te mostrar que essa consulta é mais simples do que se imagina e dizem por aí e como ela pode ser útil. Para conferir, é só continuar a leitura deste artigo!
Como consultar a placa do veículo: o que você precisa saber!
Como sabemos, a placa funciona como uma espécie de identidade, ou seja, é o código de identificação do veículo, incluído ao Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), reconhecido em todo o país.
Por isso, fazer a consulta da placa pode revelar diversas informações sobre um carro — e é mais simples do que parece. Principalmente no momento de fechar negócio, seja uma compra ou venda, é essencial conferir se está tudo certo com o veículo.
Através da verificação do número da placa, é possível ter acesso a informações, como:
- Dados cadastrais
- Renavam
- Ano de fabricação
- Número do chassi
- Modelo do veículo
- Se há algum tipo de restrição, débitos ou multas
- Se houve clonagem da placa, entre outros.
Como fazer a consulta da placa do veículo?
Existem duas maneiras gratuitas para verificar a placa do automóvel, pelo site do Detran e por meio do Sinesp Cidadão.
Para a pesquisa no Detran, você deve acessar a página do departamento correspondente ao estado em que seu carro está registrado. É válido frisar que alguns sites pedem, além da placa, o número do chassi e Renavam.
Já pelo Sinesp, basta ter o número da placa, porém, o quadro de respostas apresentará informações mais básicas sobre o veículo, como os dados cadastrais, indício de roubo e furto etc.
Agora, se quiser um resultado mais abrangente, que colete todos os dados referentes ao histórico do automóvel, sugerimos utilizar a consulta veículo completo da Autolist. A partir dela, você visualizará diversos blocos com informações sobre:
- Perda total
- Acidentes e procedência
- Leilão
- Débitos
- Registros de motores
- Registros precificadores
- Registros decodificadores
Nesse sentido, conhecer o automóvel que você pretende negociar é extremamente importante para evitar problemas no futuro. Portanto, não deixe de consultá-lo e avaliar se há alguma irregularidade em seu histórico.
E então, o que achou deste conteúdo? Para conferir outras postagens como essa, fique de olho em nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais. Toda semana temos um novo post! Até a próxima!