Veículo com restrições: conheça 4 problemas mais comuns

Publicado em 24/12/2020 / Atualizado em 04/01/2021

É mais comum do que se pensa a compra e venda de veículo com restrições que muitas vezes nem são informadas durante a negociação. Em alguns casos, o próprio vendedor, que comprou de um antigo proprietário, não sabe com clareza o passado do automóvel. 

É por isso que as consultas veiculares são sempre muito bem-vindas (e necessárias) para entender em que condição se encontram os carros da sua revenda. 

Para o post de hoje, portanto, listamos as restrições mais conhecidas para explicar o impacto dessas informações e por que elas podem interferir no momento da venda

Continue a leitura para conferir! 

Veículo com restrições, conheça os problemas mais comuns! 

Algumas restrições podem influenciar totalmente o valor do veículo e influenciar na hora da revenda. Veja quais são elas: 

Recall

Normalmente feito por concessionárias ou lojas autorizadas da marca do automóvel, o recall é um chamado para a substituição de peças que apresentem algum tipo de defeito. 

Trata-se de uma restrição que aponta que o carro possui alguma irregularidade em sua estrutura que não foi corrigida.

Agora, vamos supor que um cliente compre um veículo nessas condições, sem saber, e posteriormente ele comece a dar problemas. Ou pior, cause algum acidente que coloque em risco sua vida. Imaginou o tamanho do problema?

Histórico de roubo e furto

Essa é uma das causas de maior desvalorização de veículos. Carros com histórico de roubo e furto podem chegar a até 30% de depreciação. 

Dizem ainda que, no Brasil, 40% dos automóveis roubados não são recuperados e são revendidos para outros estados. Desse modo, é fundamental fazer uma consulta para evitar dores de cabeça no futuro, como ter o carro apreendido ou pagar um preço muito acima do que ele realmente vale.  

Passagem por leilão

O leilão é clássico entre as restrições, e pode apresentar das maiores às menores vantagens. Isso porque nem sempre um carro com passagem por leilão possui defeitos estruturais ou desgastes. 

Nesse caso, é preciso avaliar o motivo pelo qual determinado veículo foi leiloado e qual o tipo de leilão

Por exemplo: houve a falta de pagamento de débitos, financiamento? O automóvel foi roubado, furtado ou apreendido? Foi usado em operações internas? Houve colisão? O leilão ocorreu por uma seguradora, pelo Detran, montadora ou se trata de uma recuperação financeira? 

Todos esses pontos são importantes para entender a procedência do veículo e definir se vale ou não a pena trabalhar com ele. 

Para saber mais sobre o assunto, leia nosso conteúdo completo: Veículo com passagem por leilão, até onde vale a pena comprar um? .

Restrições judiciais

O famoso Renajud, alienação fiduciária, leasing, baixa de gravame, reserva de domínio, são tipos de restrições judiciais. 

Quando registrado algumas dessas ocorrências no histórico do veículo, é possível que o comprador fique impedido de fazer a mudança de propriedade, ou seja a transferência, e de conseguir o novo licenciamento do carro. Além disso, ele também corre o risco de ter o automóvel bloqueado por apresentar alguma espécie de penhor ou dívida do atual dono. 

Você acabou de conferir 4 fatores que classificam veículo com restrições. Para se precaver e não cair em situações embaraçosas na hora de fechar negócio, faça uma análise veicular completa! 

Ficou com dúvidas? Nos deixe um comentário que responderemos o mais breve possível. E se quiser ler outros conteúdos como esse, é só ficar de olho no blog da AutoList e nos acompanhar nas redes sociais! Até a próxima! 

Avaliar 3

(2)

Notícias relacionadas
Entenda por que indicar o seguro auto ao seu cliente
Você indica o seguro auto aos seus clientes quando fecha uma venda? Confira agora a importância de conscientizá-los sobre as vantagens do serviço!
Carros de repasse: veja como trabalhar com eles!
Carros de repasse sempre deixam dúvidas para os revendedores de veículos. Será que vale a pena trabalhar com eles? Saiba mais agora mesmo!
Conheça as diferentes classificações de avarias de leilão
Conheça as diferentes classificações de avarias de leilão e entenda como os veículos leiloados são oferecidos!
Saiba como funciona o comunicado de venda e conheça suas vantagens
Saiba como otimizar seu comunicado de venda. Conheça já as vantagens e diferenciais do nosso novo serviço disponível!
5 dicas de como aumentar as vendas no final do ano
O final do ano chegou! Quer saber como aumentar as vendas da sua revenda de veículos? Dá uma olhadas nas dicas práticas que preparamos!
Conheça 8 fatores que influenciam a desvalorização de um carro
Zero, usado ou seminovo, todo veículo perde valor assim que sai da concessionária ou garagem. Essa desvalorização do carro é natural e inevitável, por mais que doa aceitar. No entanto, existem alguns fatores que podem influenciar esse processo.
IPVA: de quem é a responsabilidade do pagamento na revenda?
Na hora de trocar ou comprar um carro, o valor do IPVA é um dos fatores considerados pelo cliente para decidir o modelo. Veja, então, o que fazer em relação ao pagamento do imposto no momento da revenda!
Responsabilidades na revenda de veículos, o que você precisa saber
Uma venda não termina quando o cliente faz o pagamento. Saiba quais as responsabilidades na revenda de veículos que você precisa ter!
Veja como é calculada a tabela Fipe e como consultá-la!
Mesmo para quem já está habituado com o mercado de veículos, explicar como é calculada a tabela Fipe, no momento de uma venda ou qualquer tipo de negociação, pode ser um tanto complicado. Afinal, muita gente ainda tem dúvidas sobre o assunto. E você? Já sabe como funciona?
Para que serve a consulta de Gravame e como fazê-la?
Dentre tantas verificações que precisam ser feitas no momento de comprar um automóvel, principalmente seminovos e usados, muitas pessoas tendem a esquecer do gravame. Saiba o que é e para que serve a consulta de gravame agora mesmo!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal