Carro usado mais novo ou menos rodado? Eis a questão!
Saber como escolher um carro usado depende de alguns fatores, sobretudo da preferência do consumidor. Mas você, como vendedor, pode ajudá-lo a decidir a partir de algumas dicas básicas.
Por isso, neste post listamos alguns pontos que merecem ser analisados antes da escolha do veículo. Acompanhe a seguir como você pode auxiliar seu cliente!
Como escolher um carro usado: confira nossas dicas!
Algumas características podem fazer diferença no momento de decidir qual carro comprar:
Condição geral do veículo
Ao buscar um automóvel usado, é importante avaliar sua condição geral, independentemente do ano ou da quilometragem apontada.
Portanto, é importante fazer uma consulta veicular, analisar se ele foi bem cuidado, se há registros de manutenções e revisões, se há passagem por inspeção. Normalmente, um veículo mais novo apresenta menos desgastes, mas isso não é uma regra.
Precificação
Um carro usado mais novo geralmente custará mais caro do que um veículo com alta quilometragem, dependendo do modelo.
O valor de revenda é outro fator levado em conta. Isso porque o automóvel menos rodado pode ter um preço de revenda mais alto no futuro.
(Leia também: Precificação do carro: como definir na hora da venda).
Tecnologia e recursos
Carros mais recentes costumam ter recursos mais avançados e tecnológicos, como sistemas de conectividade, assistência de segurança, eficiência energética aprimorada. Se esses componentes forem indispensáveis para o consumidor, uma versão mais nova pode valer mais a pena.
Como ajudar seu cliente a fazer uma boa escolha?
Uma das principais dúvidas do consumidor na hora de comprar um veículo é se vale a pena investir em um modelo usado que esteja mais novo ou um modelo usado que esteja menos rodado. Então, saiba como orientar seu cliente:
Identifique as necessidades do seu cliente
Conhecer as necessidades do cliente é o primeiro passo para conseguir orientá-lo. Dessa forma, converse com ele para entender a finalidade do veículo (se será para trabalho, uso diário, para viagens em família, etc); se precisará de espaço para passageiros e quantos serão acomodados no carro; o tipo de terreno em que o automóvel irá circular; se ele possui alguma exigência, entre outras.
Defina um orçamento
Depois de compreender o que o consumidor procura, estabeleça um orçamento claro. Assim, você já limita as opções e direciona melhor a busca para carros que estejam dentro das expectativas financeiras dele.
Faça uma lista de recursos desejados
Liste os recursos e elementos que ele considera essenciais. Isso pode incluir desde o tamanho do porta-malas, sistema de conectividade, segurança, economia de combustível, até o tipo do veículo (hatch, sedã, SUV).
Disponibilize test drive
Dê a oportunidade do cliente fazer um test drive no modelo que estiver sendo avaliado. Desse modo, ele poderá analisar se as características do veículo atendem às suas necessidades.
Se possível, auxilie o cliente em relação à financiamento
Caso o consumidor precise financiar o carro, oriente-o sobre os tipos de financiamentos disponíveis para que ele possa encontrar a melhor alternativa.
Ofereça suporte após a compra
O suporte após a compra é um diferencial (e que muitas revendas de carro não fazem). Depois que o cliente realizar a compra, ofereça suporte adicional, como informação sobre serviços de manutenção, garantias, orientações sobre o registro do veículo.
Você acabou de conferir dicas básicas sobre como escolher um carro usado que podem ajudar em suas vendas. E se quiser ler outras matérias como essa, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!
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