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<strong>Como escolher um carro usado: saiba como ajudar seu cliente!</strong>

Como escolher um carro usado: saiba como ajudar seu cliente!

Carro usado mais novo ou menos rodado? Eis a questão! 

Saber como escolher um carro usado depende de alguns fatores, sobretudo da preferência do consumidor. Mas você, como vendedor, pode ajudá-lo a decidir a partir de algumas dicas básicas. 

Por isso, neste post listamos alguns pontos que merecem ser analisados antes da escolha do veículo. Acompanhe a seguir como você pode auxiliar seu cliente! 

Como escolher um carro usado: confira nossas dicas! 

Algumas características podem fazer diferença no momento de decidir qual carro comprar:

Condição geral do veículo

Ao buscar um automóvel usado, é importante avaliar sua condição geral, independentemente do ano ou da quilometragem apontada. 

Portanto, é importante fazer uma consulta veicular, analisar se ele foi bem cuidado, se há registros de manutenções e revisões, se há passagem por inspeção. Normalmente, um veículo mais novo apresenta menos desgastes, mas isso não é uma regra.

Precificação

Um carro usado mais novo geralmente custará mais caro do que um veículo com alta quilometragem, dependendo do modelo. 

O valor de revenda é outro fator levado em conta. Isso porque o automóvel menos rodado pode ter um preço de revenda mais alto no futuro.

(Leia também: Precificação do carro: como definir na hora da venda).

Tecnologia e recursos

Carros mais recentes costumam ter recursos mais avançados e tecnológicos, como sistemas de conectividade, assistência de segurança, eficiência energética aprimorada. Se esses componentes forem indispensáveis para o consumidor, uma versão mais nova pode valer mais a pena. 

Como ajudar seu cliente a fazer uma boa escolha?

Uma das principais dúvidas do consumidor na hora de comprar um veículo é se vale a pena investir em um modelo usado que esteja mais novo ou um modelo usado que esteja menos rodado. Então, saiba como orientar seu cliente:

Identifique as necessidades do seu cliente

Conhecer as necessidades do cliente é o primeiro passo para conseguir orientá-lo. Dessa forma, converse com ele para entender a finalidade do veículo (se será para trabalho, uso diário, para viagens em família, etc); se precisará de espaço para passageiros e quantos serão acomodados no carro; o tipo de terreno em que o automóvel irá circular; se ele possui alguma exigência, entre outras. 

Defina um orçamento

Depois de compreender o que o consumidor procura, estabeleça um orçamento claro. Assim, você já limita as opções e direciona melhor a busca para carros que estejam dentro das expectativas financeiras dele. 

Faça uma lista de recursos desejados

Liste os recursos e elementos que ele considera essenciais. Isso pode incluir desde o tamanho do porta-malas, sistema de conectividade, segurança, economia de combustível, até o tipo do veículo (hatch, sedã, SUV). 

Disponibilize test drive 

Dê a oportunidade do cliente fazer um test drive no modelo que estiver sendo avaliado. Desse modo, ele poderá analisar se as características do veículo atendem às suas necessidades. 

Se possível, auxilie o cliente em relação à financiamento

Caso o consumidor precise financiar o carro, oriente-o sobre os tipos de financiamentos disponíveis para que ele possa encontrar a melhor alternativa. 

Ofereça suporte após a compra 

O suporte após a compra é um diferencial (e que muitas revendas de carro não fazem). Depois que o cliente realizar a compra, ofereça suporte adicional, como informação sobre serviços de manutenção, garantias, orientações sobre o registro do veículo. 

Você acabou de conferir dicas básicas sobre como escolher um carro usado que podem ajudar em suas vendas. E se quiser ler outras matérias como essa, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!

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