Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wordpress_autolist/blog/wp-includes/functions.php on line 6114
Avaliação de veículos usados: por que fazer?
ÁREA DO CLIENTE
<strong>Por que fazer a avaliação de veículos usados</strong>

Por que fazer a avaliação de veículos usados

Desde que a pandemia começou, a busca pelos carros usados teve um aumento considerável, o que influenciou diretamente na precificação dessa categoria. Para exemplificar, a valorização foi de 54,7% no primeiro semestre de 2021. 

Com tanta procura e diante da alta valorização, faz-se necessária a avaliação de veículos usados para garantir que seja feita uma boa negociação e que o carro esteja em condições adequadas para circular. 

Por isso, separamos alguns pontos que devem ser observados, desde características estruturais até o histórico veicular. 

Continue a leitura para conferir! 

A importância da avaliação de veículos usados 

Quando se fala em avaliação do automóvel, a maioria das pessoas pensa apenas em aspectos técnicos. Mas não é só isso. Muito além da lataria, estrutura externa e interna, está o histórico do veículo. 

Ao fazer uma análise aprofundada, contando com a ajuda da tecnologia e de bancos de dados inteligentes, como o sistema da Autolist, é possível verificar o que há por trás da documentação. Por exemplo: 

Saber se há qualquer irregularidade relacionada a esses fatores é essencial, pois isso impacta principalmente o preço do automóvel, além de poder evitar que o comprador tenha surpresas desagradáveis no futuro, como adquirir um carro com multa do antigo proprietário

O que deve ser verificado na avaliação de veículos usados

Graças ao avanço da tecnologia, as análises veiculares têm se tornado muito mais práticas, rápidas e completas. Aquela burocracia de antigamente ficou literalmente no passado. 

O mercado veicular está cada vez mais atualizado e integrado a estas bases de dados para fornecer resultados mais detalhados. Sendo assim, listamos alguns tópicos que consideramos importantes: 

Aspectos técnicos

Para fazer uma boa avaliação, é preciso conhecer algumas das principais características técnicas do carro (aquelas que o acompanham desde que saem das montadoras): 

  • Tipo de veículo 
  • Tipo de combustível 
  • Tipo de carroceria 
  • Potência do automóvel
  • Caixa de câmbio 
  • Cilindradas

Precificação 

Quando o assunto é precificação de carro, a tabela Fipe é a maior referência no Brasil. A partir dela, é calculado o valor de cada tipo de veículo, levando em conta o ano de fabricação, modelo, cor, região, estado de conservação e demais elementos que possam influir no preço do automóvel. 

(Leia mais em: Como é calculada a tabela Fipe)

Consulta veicular 

Outro passo imprescindível desse processo, é a consulta veicular. Como falamos anteriormente, entender a procedência do automóvel e seu passado com o antigo dono faz toda diferença e pode livrar o novo proprietário de uma série de situações desgastantes. 

Ao consultar o carro, você tem acesso a um quadro de informações sobre pendências financeiras, pagamento de impostos obrigatórios atrasados, como IPVA, se o automóvel já se envolveu em acidentes e muito mais. 

Uma negociação de sucesso e segura requer a transparência de todos esses pontos. 

Você acabou de conferir o porquê a análise de carros usados é fundamental. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil! 

Para ler outros materiais como esse, é só acompanhar nosso blog semanalmente e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima! 

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida! 

POSTS RELACIONADOS