Já se deparou com o indicativo de veículo com bloqueios diversos ao fazer uma consulta no site do Detran do seu estado e ficou sem entender?
Tudo bem. Neste post, vamos explicar o que esse apontamento quer dizer e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais!
Veículo com bloqueios diversos: o que isso significa?
De modo geral, o bloqueio se refere a uma restrição administrativa, judicial ou até mesmo policial. Já o termo diversos está relacionado aos motivos que podem ter causado o bloqueio (e existem vários, viu?).
Aliás, muitos motoristas ficam em dúvida quando veem o apontamento justamente por conhecê-lo apenas como restrição.
Você pode ler sobre os tipos de restrições de veículos nesta outra matéria do nosso blog: Restrições de veículos: conheça as mais comuns.
O bloqueio, portanto, pode estar relacionado desde a problemas na documentação, caso ela esteja vencida ou tenha sido apreendida, até ações trabalhistas.
Veja os diferentes tipos de bloqueios
Entre os principais fatores para o bloqueio, é importante destacarmos os seguintes:
Bloqueio judicial
Talvez você conheça bloqueio judicial como restrição Renajud, e é exatamente a isso que ele se refere. Quando há esse tipo de indicação, quer dizer que existe algum processo aberto envolvendo dívidas, penhoras, falências, dívidas trabalhistas etc.
Funciona basicamente assim: o proprietário recebe uma ordem judicial determinando a penhora do carro como garantia para o pagamento da dívida relacionada ao processo.
Nesse caso, é muito importante entender a origem do processo que está ativo para saber se o automóvel tem permissão para continuar circulando e evitar problemas.
Algumas situações que podem ocasionar esse tipo de bloqueio são:
- Empresas que declaram falência e não têm como pagar seus funcionários podem usar o valor do veículo para fazer o pagamento
- Acidentes de trânsito
- Proprietários que possuem dívidas e não têm dinheiro para pagá-las
- Acordo em consequência de divórcio com divisão de bens.
Bloqueio administrativo
É chamado de bloqueio administrativo qualquer restrição aplicada pelo Detran. Na maioria das vezes, isso ocorre pela falta de comunicado de venda.
Esse comunicado precisa ser feito assim que o carro é vendido para outra pessoa. Então, o antigo proprietário deve informar a venda diretamente ao Detran, apresentando uma cópia autenticada do CRV (Certificado de Registro do Veículo).
Se a transferência de propriedade do veículo não for realizada da forma correta, o antigo dono poderá sofrer multas e demais infrações.
(Leia também: Saiba como funciona o comunicado de venda).
Bloqueio policial
O bloqueio policial pode ser solicitado em caso de roubo e furto, estelionatos, apropriação indébita e inquérito policial.
Essa restrição só é resolvida e retirada quando o automóvel é recuperado.
Você acabou de conferir o que são bloqueios diversos. Para resolver o problema, é necessário saber qual tipo de restrição foi aplicada. Você pode buscar mais informações sobre a ocorrência acessando o site do Detran do seu estado ou por meio de uma consulta veicular mais completa, como a Débitos da Autolist.
A solução traz um quadro com todas as restrições, como Renajud, administrativa, fiduciária, furto, tributária, além de vários outros dados.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos que possa te ajudar! Para ler outros materiais como esse, acompanhe nosso blog e siga nossas redes sociais. Até a próxima!
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo!