Como sabemos, em agosto de 2018 a Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização) interrompeu o acesso às informações de proprietários anteriores por conta da regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor.
Desse modo, as empresas que deram continuidade a comercialização deste serviço não entregaram os resultados exatamente como deveriam, pois os dados não foram atualizados.
Por prezar por oferecer soluções seguras e legalizadas a seus clientes, a AutoList também descontinuou o uso dessas informações por um momento. Porém, seguindo todos os regulamentos da LGPD, foi possível readequar e retornar com a consulta. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje!
Preparamos este conteúdo para te mostrar como funciona a consulta de proprietários anteriores e por que você deve usá-la na hora de avaliar e negociar um veículo. Continue a leitura para conferir!
Como funciona a consulta Proprietários Anteriores?
A consulta irá identificar os antigos donos de determinado automóvel, classificando-os entre pessoas físicas e jurídicas, e exibir o tempo que cada um ficou com o veículo.
No entanto, por conta das regras da LGPD, não é permitido mostrar o nome do proprietário. Mas se o dono anterior for uma seguradora ou locadora, você será informado. Além disso, a solução tem como diferencial retornar o proprietário por transferência e não mais pelo DPVAT, como acontecia antigamente.
(Leia mais em: O que aconteceu com a consulta de proprietários anteriores?)
As informações são apresentadas em dois quadros, sendo um deles para pessoas físicas e o outro para pessoas jurídicas. Para cada pessoa verificada irão aparecer os seguintes dados:
- UF
- Município (ponto importante para saber de houve uma transferência entre estados, o que pode indicar algo negativo)
- Proprietário
- Ano
- Placa
- Motivo do registro
- Tempo de posse
É válido ressaltar que, em caso de PF, o nome do indivíduo não será mostrado completamente, ele aparecerá parcialmente ocultado.
Entretanto, diferente das consultas passadas que levavam em consideração o pagamento do DPVAT, que ocorre anualmente, para detectar os donos anteriores e retornavam com apenas um resultado, agora, se o veículo tiver mais de um proprietário no mesmo ano, será possível visualizar.
E então, o que achou desse conteúdo? Para ler outras postagens como essa, é só ficar de olho no blog da Autolist. E se quiser conhecer melhor a consulta, basta entrar em contato com a nossa equipe através do chat em nosso site.