Financiar é uma das opções mais buscadas pelos brasileiros na hora de comprar um carro. Porém, para ser aprovado, o processo passa por uma análise de crédito. Sendo assim, existem muitas dúvidas por parte dos revendedores sobre o score para financiamento de veículo.
Afinal de contas, esse é um dos principais fatores avaliados na hora de decidir vender ou não para determinado cliente. Portanto, no post de hoje, vamos explicar as classificações do score e o que as instituições financeiras levam em consideração para conceder o financiamento.
Continue a leitura para conferir!
Score para financiamento de veículo: o que você precisa saber
O Score, como você já deve saber, é uma pontuação obtida com base no comportamento financeiro da pessoa física ou jurídica.
Os pontos vão de 0 a 1000 e servem para indicar a probabilidade do titular do documento consultado pagar suas contas em dia nos próximos meses.
Em teoria, quanto maior for o score, maiores as chances de tal pessoa cumprir com suas responsabilidades financeiras e não se tornar inadimplente.
Dessa forma, para ter uma ideia se a pontuação do seu cliente está boa para o mercado, há uma classificação básica:
- 0 a 300: baixo
- 301 a 500: regular
- 501 a 700: bom
- 701 a 1000: excelente
O que os bancos levam em conta para aprovar o financiamento
É importante esclarecer que não há um score ideal para financiamento de carro, ou seja, não existe uma pontuação mínima, apesar da categorização de pontos.
O que acontece é que as instituições que trabalham com financiamento fazem uma análise de crédito para conhecer o perfil do cliente que está solicitando o empréstimo e entender os riscos envolvidos na concessão.
Os critérios de avaliação podem mudar de uma empresa para outra. No entanto, elas geralmente observam alguns fatores em comum, como:
- O score
- A situação financeira do consumidor
- A renda mensal que ele possui
- O relacionamento com o mercado (que abrange histórico de pagamentos e movimentações financeiras)
- O risco de crédito.
Como tudo isso é analisado por grande parte das empresas de financiamento, a decisão de aprovar ou não o crédito, é particular de cada uma. Em outras palavras, pode ser que, mesmo com um score alto, um banco conceda e outro não.
Cada empresa tem sua própria política de risco de crédito. Quer dizer que a pontuação do score não é um aspecto definitivo para a liberação. Por isso, antes de fechar negócio, vale a pena ir além das informações levantadas pela instituição financeira.
(Leia também: Contratar seguro com nome sujo, é possível?)
Por que você deve fazer análise de crédito na sua revenda de veículos
Assim como a consulta veicular é fundamental para identificar se os carros que você adquire para sua loja são boas oportunidades de venda, fazer análise de crédito é igualmente importante para conhecer o histórico financeiro do cliente que irá comprar de você, ou melhor, que irá financia seu veículo.
Muitos revendedores acabam por deixar essa avaliação para o banco e não acompanham de perto os riscos que determinado cliente pode oferecer ao seu negócio. Por isso, entenda a análise de crédito como um complemento que tem como objetivo tornar suas vendas mais seguras.
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