O que você sabe sobre veículo com passagem por São Paulo? Aliás, você já parou para pensar sobre o assunto alguma vez? Alguém um dia já te perguntou se os carros que você compra ou revende possui placa de São Paulo?
Muita gente não sabe, mas parte da frota nacional de automóveis é originada em SP ou já teve passagem pelo estado. Por essa razão, é importante ficar atento a alguns pontos, principalmente em relação à transferência do veículo.
Pensando nisso, para o post de hoje, preparamos um conteúdo exclusivamente sobre o tema e listamos alguns fatores básicos que devem ser observados. Quer saber mais? É só continuar a leitura para conferir!
3 pontos importantes sobre veículo com passagem por São Paulo
Como dissemos, grande parte da frota de veículos do Brasil tem origem em São Paulo. Para ser mais exato, 28,94% dos carros registrados no país, são de SP.
Isso quer dizer que, muito provavelmente, os carros que você vende ou compra tiveram placa ou passaram pelo estado, ou seja, eles possuem antecedentes, que precisam ser considerados e nós te explicamos o porquê! Veja:
Pode interferir na transferência e licenciamento
Para fazer a transferência e o licenciamento de um carro vindo de São Paulo, é solicitada uma vistoria auto para detectar se há qualquer tipo de problema com ele. Essa avaliação vai mostrar basicamente os seguintes pontos:
- Sinais identificadores do veículo
- Documentação
- Equipamentos obrigatórios e de segurança
- Características do automóvel.
Dependendo da situação, a vistoria poderá ser aprovada, aprovada com pendência ou reprovada.
A partir dessa análise, ainda, você tem acesso a um registro que apresenta quantos donos esse mesmo carro já teve. Em tese, saber a quantidade de antigos proprietários pode influenciar na decisão de compra do cliente. Mas este nem sempre é um ponto definitivo, é claro.
Histórico de roubo e furto
Principalmente para entender se o carro sofreu grande depreciação, analisar se há histórico de roubo e furto é outro aspecto fundamental.
A propósito, se quiser saber mais sobre essa perda de valor que acontece com os automóveis, leia nossa matéria completa do blog: 8 fatores que influenciam na desvalorização de um carro.
Restrição tributária, judicial, financeira e multas
Todos esses pontos precisam ser verificados atentamente, pois podem inviabilizar o processo de transferência de um carro com placa ou passagem por São Paulo. Registros de multas e débitos abertos podem, inclusive, ser consultados no próprio Detran do estado.
Como ter acesso a todas essas informações?
Para ter acesso a todos esses dados e entender as reais condições do veículo, basta fazer uma consulta veicular. Para carros com passagem por São Paulo, especificamente, você pode recorrer a consulta de Histórico por km – SP.
A partir dela, é possível identificar a quilometragem colhida durante o tempo de uso do automóvel no estado e os antigos proprietários, como dissemos.
No momento de uma venda, por exemplo, informar esse dado ao cliente, que se preocupa com quilometragem adulterada, é uma ótima forma de deixá-lo mais à vontade com a negociação e passar mais credibilidade a sua loja.
O melhor dessa avaliação, é que ela não precisa ser feita frequentemente. Somente quando houver um veículo com placa ou passagem pelo estado de SP.
E então, esse conteúdo foi útil para você? Para ler outras matérias com dicas e temas do meio veicular, basta acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Toda semana temos uma nova publicação para você!
Ficou com alguma dúvida? É só nos deixar um comentário abaixo!