IPVA: de quem é a responsabilidade do pagamento na revenda?

Publicado em 18/02/2021 / Atualizado em 08/09/2021

É muito comum as pessoas quererem trocar ou adquirir um carro no começo do ano. Seja novo, seminovo ou usado, o valor do IPVA é um dos quesitos analisados na hora de decidir qual modelo comprar. 

O pagamento do imposto, inclusive, gera dúvidas entre os donos de revendedoras e garagens de veículos: quem deve pagar o IPVA, a loja ou o novo proprietário? O que é mais vantajoso? 

Se essas perguntas também são suas, continue a leitura para saber mais! 

Quem deve pagar o IPVA: o vendedor ou o comprador?

Legalmente, não há nada que afirme que o antigo dono ou que a loja de revenda seja a responsável pelo pagamento do IPVA do automóvel que será vendido. No entanto, é algo para ser pensado. 

Muitas concessionárias chamam atenção dos consumidores por anunciarem ofertas de carros com o imposto do ano correspondente já pago. Mas será que isso realmente faz diferença no momento da venda? 

(Você também pode se interessar pelo material: 6 dicas de como vender mais em sua revenda). 

De acordo com algumas pesquisas já realizadas, as pessoas ficam divididas quase igualmente. 50% alegam que o fato do IPVA ser quitado ou não, não interfere na decisão de compra. A outra metade diz que não compraria um veículo sem o pagamento do imposto do ano da compra. 

A dica, portanto, é conversar e negociar. Se optar por vender o automóvel sem pagar o débito, ofereça um desconto ou alguma condição de pagamento especial. Assim, as chances de não perder a venda aumentam e você ainda ganha pontos com o cliente. 

O que você precisa observar sobre o veículo antes da venda acontecer 

Anunciar os carros da sua loja com o IPVA do ano em questão pago é um diferencial, que pode despertar interesse daqueles que pretendem trocar de automóvel, isso é fato. Agora, independentemente de como for o acordo entre você e seu cliente, é essencial que, antes, seja feita uma análise do histórico do veículo

Principalmente quando se trata da venda de carros usados, que já tiveram um ou mais de um dono, é importante verificar se há algum débito ou algum tipo de restrição que possa causar problemas ao futuro comprador. 

Nós sempre falamos por aqui sobre a importância de ser franco com o consumidor e informá-lo da real condição do veículo. Dessa forma, regularize a situação para, então, fechar negócio. 

Para garantir uma boa venda e uma compra segura ao seu cliente, você pode utilizar as consultas veiculares disponíveis pela AutoList. Aproveite para conhecê-las!

E aí, o que achou deste conteúdo? Esperamos que ele seja útil para o seu negócio! E para acompanhar outras postagens com temas relacionados ao meio veicular, basta nos seguir nas redes sociais e ficar de olho em nosso blog. Até a próxima!

Notícias relacionadas
O que você precisa saber sobre veículo com débitos
Quando o assunto é veículo com débito, é preciso ficar atento. Saiba agora como fazer a consulta de débitos e se vale a pena investir em um automóvel nessa condição!
Quilometragem adulterada: como identificar em um carro seminovo?
Quilometragem adulterada é uma das preocupações de quem vai adquirir um carro. Confira 5 dicas básicas de como identificar se há algo de errado com o veículo!
Por que fazer consulta veicular: entenda a importância dessa análise
Muita gente ainda tem dúvida sobre o que é e por que fazer consulta veicular. Por isso, vamos te mostrar a importância dessa análise e suas principais vantagens!
Confira as mudanças na lei de trânsito e as novas regras da CNH
Em abril de 2021, a Lei 14.071/20 entrou em vigor. Sancionada desde outubro do ano passado, a nova legislação alterou diversos pontos do CTB, principalmente em relação à CNH. Saiba então o que mudou!
Conheça as diferentes classificações de avarias de leilão
Conheça as diferentes classificações de avarias de leilão e entenda como os veículos leiloados são oferecidos!
Como dar baixa no desmanche de veículo: saiba mais!
Saiba como dar baixa no desmanche de veículo, quais documentos são necessários e quanto tempo demora para finalizar o processo! Acesse agora e confira!
Veículo com alta quilometragem, vale a pena investir?
A busca pelos usados e seminovos tem aumentado bastante nos últimos tempos. Isso porque é possível encontrar carros bons e bem conservados por um valor mais acessível. Mas será que vale a pena adquirir um veículo com alta quilometragem? Confira a seguir!
Veículo clonado: como funciona? O que fazer nessa situação?
Veículo clonado é um tipo de fraude mais comum do que imaginamos. Saiba, portanto, como identificar uma clonagem e o que fazer nessa situação.
Confira os principais tipos de financiamento de carro
Financiar é a melhor alternativa quando não se tem a quantia necessária para pagar um veículo à vista. Mas é preciso entender como funciona o processo. Veja, portanto, os principais tipos de financiamento de carro!
Confira as principais dúvidas sobre a CNH digital
Apesar de ser válida como documento oficial em todo o território nacional desde 2018, ainda existem muitas dúvidas sobre a CNH digital. Confira, então, as principais perguntas sobre a nova versão da carteira de habilitação!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal