Revisão do carro: o que verificar antes de viajar no carnaval 

O carnaval 2024 está chegando! Esse ano, a festa acontecerá nos dias 10, 11 e 12 e 13 de fevereiro, contando o fim de semana até o dia do feriado, na terça-feira.

Quem gosta de comemorar a data, provavelmente já começou a pensar nos preparativos para a viagem. Mas não tem nada mais desagradável do que viajar no carnaval e ter problemas com o veículo durante o caminho, não é mesmo? É por isso que a revisão do carro precisa estar em dia antes de pegar a estrada!

Para não correr nenhum risco no trajeto e poder aproveitar o “feriadão” prolongado tranquilamente, preparamos uma checklist com 6 itens essenciais que merecem sua atenção. Continue a leitura para conferir! 

Checklist de revisão do carro: 6 itens que merecem atenção!

Fazer a manutenção do veículo antes de cair na estrada é uma forma de prevenir acidentes, problemas mecânicos e evitar gastos posteriores com conserto. Sendo assim, vale a pena revisar algumas peças do veículo antes de sair de casa. Veja a seguir! 

1. Sistema elétrico 

Além da bateria, o sistema elétrico envolve todas as luzes do carro, setas, freios, luz de ré, faróis alto e baixo, pisca-alerta, entre outros. 

Checar se esses componentes estão em pleno funcionamento é fundamental para garantir uma viagem mais tranquila, já que nas estradas geralmente contamos apenas com a iluminação dos veículos para ter visibilidade. 

Não se esqueça também do alternador, motor, fusíveis e de observar se as luzes do painel estão trabalhando normalmente. 

2. Equipamentos de segurança 

Verificar se os equipamentos de segurança estão adequados para uso é imprescindível. Não dá para vacilar! Faça uma revisão minuciosa para que o caminho até o destino seja o mais tranquilo possível. 

3. Suspensão e alinhamento

Volante com vibração e direção desalinhada podem acarretar sérios problemas na estrada. Portanto, peça ajuda a alguém de confiança e que entenda do assunto ou leve o carro até uma oficina e veja como está o alinhamento do veículo. 

(Leia também: Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?)

4. Estado dos pneus 

Observe se os pneus estão em boas condições, sem rachaduras ou desgastes e se estão calibrados. Esses cuidados são cruciais para evitar falta de estabilidade ou problemas de frenagem.

5. Pastilhas de freio 

Atente-se às condições das pastilhas de freio. Identifique se há chiados ou ruídos e se é necessário substituí-las. Outro componente importante é o fluido de freio, que também deve ser trocado de acordo com as indicações do fabricante. 

6. Óleo do motor 

O óleo é essencial para o funcionamento do carro. É ele que fará a lubrificação das peças internas, impedindo o desgaste e fundição do motor. 

Por fim, com todos esses componentes devidamente revisados, é só colocar o carro na estrada e curtir o feriado de carnaval sem preocupação! 

E então, achou que esse conteúdo foi útil? Para ler outras matérias com temas relacionados, acompanhe nosso blog semanalmente. E se tiver alguma dúvida, é só deixar seu comentário aqui embaixo! Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?