Comprou um carro com multa do antigo proprietário e não sabe o que fazer? Então este post é para você!
A situação é mais comum do que se imagina, porém, é bastante desagradável para o comprador que se planejou tanto para adquirir o veículo.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas do que fazer para evitar esse tipo de transtorno. É só continuar por aqui para conferir!
Carro com multa do antigo proprietário: como evitar essa situação?
Parece óbvio, mas a melhor forma de evitar situações como essa é fazendo uma análise completa sobre o carro antes de fechar negócio. Isso envolve os seguintes pontos:
Transferência do veículo
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é de responsabilidade do novo dono fazer a transferência do veículo para seu nome em até 30 dias, a partir da data em que o automóvel foi vendido.
Caso o processo não seja realizado no prazo estabelecido, o atual proprietário está sujeito a multa prevista no artigo 233 do CTB, podendo perder até 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Vale dizer também que, mesmo que seja feita a transferência, o comprador ainda pode receber alguma notificação com o nome do proprietário anterior. Isso acontece, pois pode levar um tempo para que as multas sejam computadas, geradas e enviadas.
Comunicado de venda
Tão importante quanto a transferência é o comunicado de venda. Desse modo, é necessário informar ao Detran que o veículo foi vendido. Do contrário, todos os impostos relacionados ao carro, como IPVA, DPVAT, taxa de licenciamento e afins, serão recebidos ainda em nome do antigo dono.
Histórico do carro
Outro fator essencial é avaliar o histórico do veículo, como falamos anteriormente. Através do site do Detran do seu estado, tendo o número do Renavam em mãos, você consegue saber se o automóvel pesquisado possui alguma pendência financeira.
No entanto, se quiser resultados mais detalhados, o recomendado é buscar por uma consulta veicular. Assim, é possível visualizar todas as informações referentes a débitos, restrições e muito mais sobre o carro.
Na Autolist, por exemplo, você encontra a solução ideal para fazer uma avaliação completa do veículo. Aproveite para conhecer e garanta mais segurança a sua negociação!
E então, o que achou deste conteúdo? Para ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais!
Tem alguma dúvida? Escreva seu comentário aqui embaixo!