O que você precisa saber sobre veículo com débitos

Publicado em 27/05/2021 / Atualizado em 04/06/2021

Quando o assunto é veículo com débito, é preciso ter um pouco mais de atenção. Isso porque tanto a venda, quanto a compra de um automóvel que possui irregularidades se torna mais difícil. 

O que fazer nessa situação, então? É sobre isso que vamos falar no post de hoje! A seguir, você vai conferir se vale a pena negociar um carro nessa condição e como consultar se há alguma dívida pendente.

É só continuar a leitura!

Veículo com débito: quais as situações mais recorrentes?

O registro de débito indica que o atual proprietário não cumpriu com as obrigações financeiras referentes ao veículo. Muitas vezes, a decisão de vender o carro se dá justamente pela dificuldade de quitar essas dívidas. Assim, a negociação tende a ter um valor mais baixo do que seria praticado no mercado. 

As dívidas identificadas com maior recorrência se referem a:

  • Financiamentos e juros
  • IPVA
  • Licenciamento do automóvel (CRLV)
  • Seguro DPVAT
  • Multas de trânsito 

Normalmente, ao vender um carro com dívidas, existe um acordo no âmbito da negociação para que o comprador se responsabilize pelo pagamento dessas contas. 

Mas será que vale a pena negociar um veículo assim?

Essa é uma pergunta bem frequente. De fato, o preço mais baixo chama atenção, especialmente quando se trata de um financiamento que já teve parte das parcelas pagas. No entanto, é importante observar com cuidado o valor acumulado em juros e a quantidade de prestações restantes. 

Em caso de multas, é necessário lembrar também que estas costumam ser atreladas ao proprietário do veículo. Por isso, para evitar dores de cabeça, vale a pena fazer o comunicado de venda

De modo geral, é essencial que o vendedor informe ao interessado sobre todas as dívidas existentes em aberto. Seja em relação a financiamento, multas, IPVA, DPVAT, CRLV e os juros inclusos. 

Como saber se há registro de débitos?

Para garantir uma negociação mais segura, o mais recomendado é fazer uma consulta veicular. Só assim você conseguirá saber exatamente se há alguma irregularidade com o carro em questão. 

Na AutoList, inclusive, você pode utilizar a consulta específica de Débitos e ter acesso a diversas informações sobre restrições, multas, impostos, bloqueios, dados cadastrais do automóvel, enfim. Um quadro completo para que você possa fazer uma análise aprofundada e tomar a melhor decisão. 

E então, o que achou deste conteúdo? Para ler outras postagens como essa, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Avaliar 0

(0)

Notícias relacionadas
6 dicas de como vender mais em sua revenda de veículos
Saber como vender mais é o desejo de qualquer dono de revenda de veículos. Por isso, preparamos 6 dicas básicas para te ajudar. Confira agora!
Laudo, vistoria veicular e vistoria ECV, você sabe o que significam?
Laudo, vistoria veicular e vistoria ECV são alguns dos nomes que aparecem na hora de vender ou comprar um carro usado. Saiba agora a diferença entre eles!
5 dicas de como aumentar as vendas no final do ano
O final do ano chegou! Quer saber como aumentar as vendas da sua revenda de veículos? Dá uma olhadas nas dicas práticas que preparamos!
O que aconteceu com a consulta de proprietários anteriores?
Em 2018 a FENASEG interrompeu a disponibilização da informação de proprietários anteriores. Você sabia qual era a origem dessa informação?
Número do chassi do veículo: por que e como consultar?
Você sabe para que serve o número do chassi do veículo? O que ele significa de fato e como consultá-lo? A gente te explica agora mesmo!
Seguro auto: os carros da sua garagem são aceitos por algum?
Os carros que você vende são aceitos por algum seguro auto? Entenda agora a importância dessa informação para o seu cliente e veja o que pode interferir na contratação do serviço!
Como consultar um veículo pelo CPF ou CNPJ: entenda como funciona!
Saiba como consultar um veículo pelo CPF ou CNPJ e veja o que está registrado na documentação do seu cliente!
Revisão de carro: como preparar os veículos da sua revenda
A revisão de carro é uma forma de garantir melhores negociações para sua revenda. Por isso, listamos 5 fatores que merecem ser avaliados antes da venda acontecer. Confira já!
Conheça as diferentes classificações de avarias de leilão
Conheça as diferentes classificações de avarias de leilão e entenda como os veículos leiloados são oferecidos!
Veículo clonado: como funciona? O que fazer nessa situação?
Veículo clonado é um tipo de fraude mais comum do que imaginamos. Saiba, portanto, como identificar uma clonagem e o que fazer nessa situação.

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal