O que você precisa saber sobre veículo com débitos

Publicado em 27/05/2021 / Atualizado em 08/09/2021

Quando o assunto é veículo com débito, é preciso ter um pouco mais de atenção. Isso porque tanto a venda, quanto a compra de um automóvel que possui irregularidades se torna mais difícil. 

O que fazer nessa situação, então? É sobre isso que vamos falar no post de hoje! A seguir, você vai conferir se vale a pena negociar um carro nessa condição e como consultar se há alguma dívida pendente.

É só continuar a leitura!

Veículo com débito: quais as situações mais recorrentes?

O registro de débito indica que o atual proprietário não cumpriu com as obrigações financeiras referentes ao veículo. Muitas vezes, a decisão de vender o carro se dá justamente pela dificuldade de quitar essas dívidas. Assim, a negociação tende a ter um valor mais baixo do que seria praticado no mercado. 

As dívidas identificadas com maior recorrência se referem a:

  • Financiamentos e juros
  • IPVA
  • Licenciamento do automóvel (CRLV)
  • Seguro DPVAT
  • Multas de trânsito 

Normalmente, ao vender um carro com dívidas, existe um acordo no âmbito da negociação para que o comprador se responsabilize pelo pagamento dessas contas. 

Mas será que vale a pena negociar um veículo assim?

Essa é uma pergunta bem frequente. De fato, o preço mais baixo chama atenção, especialmente quando se trata de um financiamento que já teve parte das parcelas pagas. No entanto, é importante observar com cuidado o valor acumulado em juros e a quantidade de prestações restantes. 

Em caso de multas, é necessário lembrar também que estas costumam ser atreladas ao proprietário do veículo. Por isso, para evitar dores de cabeça, vale a pena fazer o comunicado de venda

De modo geral, é essencial que o vendedor informe ao interessado sobre todas as dívidas existentes em aberto. Seja em relação a financiamento, multas, IPVA, DPVAT, CRLV e os juros inclusos. 

Como saber se há registro de débitos?

Para garantir uma negociação mais segura, o mais recomendado é fazer uma consulta veicular. Só assim você conseguirá saber exatamente se há alguma irregularidade com o carro em questão. 

Na AutoList, inclusive, você pode utilizar a consulta específica de Débitos e ter acesso a diversas informações sobre restrições, multas, impostos, bloqueios, dados cadastrais do automóvel, enfim. Um quadro completo para que você possa fazer uma análise aprofundada e tomar a melhor decisão. 

E então, o que achou deste conteúdo? Para ler outras postagens como essa, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Notícias relacionadas
O que você precisa saber sobre veículo com passagem por São Paulo
Você sabia que grande parte dos carros registrados no país são do estado de SP? Saiba mais sobre veículo com passagem por São Paulo agora mesmo!
Ações de marketing para aumentar as vendas na sua revenda de veículos
Já pensou em utilizar ações de marketing para aumentar as vendas da sua revenda de carros? Confira agora 5 dicas práticas que podem tornar o seu negócio mais visível no meio digital!
Conheça 8 fatores que influenciam a desvalorização de um carro
Zero, usado ou seminovo, todo veículo perde valor assim que sai da concessionária ou garagem. Essa desvalorização do carro é natural e inevitável, por mais que doa aceitar. No entanto, existem alguns fatores que podem influenciar esse processo.
Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento
Você sabe a diferença entre alinhamento e balanceamento? Saiba agora para que serve cada serviço e quando eles são necessários!
Conheça as consultas veiculares da AutoList!
Conheça as consultas veiculares da AutoList! São mais de 20 soluções disponíveis para te auxiliar em negociações de sucesso!
Entenda por que indicar o seguro auto ao seu cliente
Você indica o seguro auto aos seus clientes quando fecha uma venda? Confira agora a importância de conscientizá-los sobre as vantagens do serviço!
Veja como é classificada e avaliada a perda total de veículo
Registro de sinistro nem sempre quer dizer que um carro deu PT. Veja o que é e como é classificada a perda total de um veículo, além do passo a passo de como é feita essa avaliação!
Pane elétrica no carro: o que fazer? Como evitar o problema?
Estava dirigindo e o veículo começou a apresentar falhas? Confira agora as principais causas da pane elétrica, o que fazer e como evitá-la!
Veja como é calculada a tabela Fipe e como consultá-la!
Mesmo para quem já está habituado com o mercado de veículos, explicar como é calculada a tabela Fipe, no momento de uma venda ou qualquer tipo de negociação, pode ser um tanto complicado. Afinal, muita gente ainda tem dúvidas sobre o assunto. E você? Já sabe como funciona?
O que é multa Renainf? Saiba tudo sobre ela!
Já ouviu falar em multa Renainf? A seguir, vamos te explicar o que é essa infração, como ela funciona e como consultá-la. Confira!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal