Como consultar um veículo roubado pela placa, entenda!

Publicado em 18/06/2021 / Atualizado em 08/09/2021

Por mais que seja um tema comum, muitas pessoas ainda ficam receosas em comprar carros usados, justamente por muitos desses veículos terem registro de roubo. 

Para evitar problemas e não cair em golpes como esse, é essencial conhecer o histórico do automóvel que está em negociação. Por isso, no post de hoje, vamos te mostrar como consultar um veículo roubado pela placa

É só continuar a leitura para conferir! 

Veículo roubado: por que conhecer o histórico do carro

A venda de veículos roubados é mais frequente do que imaginamos. Muitas vezes, o comprador sequer tem ideia da condição do automóvel.

Grande parte desses carros, inclusive, passam pela chamada clonagem antes de serem revendidos. Ou seja, o golpista faz um clone de um veículo regularizado para facilitar a venda do que foi furtado.

Você pode ler mais sobre isso em: Veículo clonado: como funciona? O que fazer nessa situação?

Outra situação recorrente é a identificação de roubo de carros em paradas de blitz. Imagine que você acabou de adquirir um veículo, é parado em uma blitz e descobre que ele é proveniente de um roubo. Já pensou a dor de cabeça que isso irá causar? 

Pois é! Além de ter o automóvel apreendido, você será envolvido em uma investigação e terá que responder pela ocorrência.

Por esses e outros casos, a recomendação é sempre avaliar bem o histórico do veículo antes de fechar qualquer negócio. Ao consultá-lo, você tem acesso a outras informações importantes, como restrições, leilão, sinistro, enfim.

Como fazer a consulta de um veículo roubado pela placa? 

Nós já falamos em uma matéria anterior sobre o que é possível verificar ao consultar a placa de um veículo. Dentre as informações que você pode obter através dessa análise, está o registro de roubo e furto.  

Por ser algo que acontece com certa frequência, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça desenvolveu o aplicativo Sinesp Cidadão, no qual você consegue fazer uma avaliação básica sobre roubo de carros por meio do número da placa.

No entanto, para identificar todo o histórico do veículo antes de comprá-lo, por exemplo, vale a pena buscar uma consulta que ofereça resultados mais precisos e completos. Aliás, na AutoList você encontra a solução Histórico de Roubo e Furto para saber se há ocorrências envolvendo o automóvel pesquisado! 

E então, o que achou desse conteúdo? Para conhecer outras consultas e acompanhar outros materiais como esse, é só ficar de olho em nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima! 

Notícias relacionadas
Restrições judiciais de veículo: o que você precisa saber
Com certeza você já ouviu falar do Renajud, mas você conhece todos os tipos de restrições judiciais de veículo? Sabe como elas funcionam, por que ocorre o bloqueio e como identificá-las? Confira tudo agora!
Reciclagem automotiva: como é feito o desmonte de peças
Você sabe como as peças automotivas usadas são recicladas no Brasil? Confira agora como funciona cada etapa do processo e os principais tipos de reciclagem utilizados no segmento automobilístico!
Você precisa conhecer: 6 novas tecnologias automotiva
A tecnologia automotiva não para de inovar e surpreender. Confira agora 6 novas super ideias que foram criadas ou estão em desenvolvimento!
Vistoria cautelar: por que fazer e o que é observado
A vistoria cautelar é um ponto importantíssimo para garantir negociações mais seguras. Saiba por que e como fazê-la e o que é observado na avaliação!
Carros de repasse: veja como trabalhar com eles!
Carros de repasse sempre deixam dúvidas para os revendedores de veículos. Será que vale a pena trabalhar com eles? Saiba mais agora mesmo!
Entenda qual a melhor época para comprar e vender carros seminovos
Quer saber qual é a melhor época do ano para comprar e vender carros seminovos? Acesse agora para conferir!
Contratar seguro auto com nome sujo, é possível?
Muita gente se pergunta se é possível contratar seguro auto tendo alguma pendência financeira em seu nome. Veja, então, como é feita a avaliação por parte das seguradoras!
Seguro auto: os carros da sua garagem são aceitos por algum?
Os carros que você vende são aceitos por algum seguro auto? Entenda agora a importância dessa informação para o seu cliente e veja o que pode interferir na contratação do serviço!
Saiba o que é e como aumentar sua rentabilidade com a venda direta
Saiba o que é exatamente e como funciona a venda direta de veículos, um tipo de negócio que pode ser muito rentável para sua revenda!
Veículo com alta quilometragem, vale a pena investir?
A busca pelos usados e seminovos tem aumentado bastante nos últimos tempos. Isso porque é possível encontrar carros bons e bem conservados por um valor mais acessível. Mas será que vale a pena adquirir um veículo com alta quilometragem? Confira a seguir!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal