Como consultar um veículo roubado pela placa, entenda!

Publicado em 18/06/2021 / Atualizado em 08/09/2021

Por mais que seja um tema comum, muitas pessoas ainda ficam receosas em comprar carros usados, justamente por muitos desses veículos terem registro de roubo. 

Para evitar problemas e não cair em golpes como esse, é essencial conhecer o histórico do automóvel que está em negociação. Por isso, no post de hoje, vamos te mostrar como consultar um veículo roubado pela placa

É só continuar a leitura para conferir! 

Veículo roubado: por que conhecer o histórico do carro

A venda de veículos roubados é mais frequente do que imaginamos. Muitas vezes, o comprador sequer tem ideia da condição do automóvel.

Grande parte desses carros, inclusive, passam pela chamada clonagem antes de serem revendidos. Ou seja, o golpista faz um clone de um veículo regularizado para facilitar a venda do que foi furtado.

Você pode ler mais sobre isso em: Veículo clonado: como funciona? O que fazer nessa situação?

Outra situação recorrente é a identificação de roubo de carros em paradas de blitz. Imagine que você acabou de adquirir um veículo, é parado em uma blitz e descobre que ele é proveniente de um roubo. Já pensou a dor de cabeça que isso irá causar? 

Pois é! Além de ter o automóvel apreendido, você será envolvido em uma investigação e terá que responder pela ocorrência.

Por esses e outros casos, a recomendação é sempre avaliar bem o histórico do veículo antes de fechar qualquer negócio. Ao consultá-lo, você tem acesso a outras informações importantes, como restrições, leilão, sinistro, enfim.

Como fazer a consulta de um veículo roubado pela placa? 

Nós já falamos em uma matéria anterior sobre o que é possível verificar ao consultar a placa de um veículo. Dentre as informações que você pode obter através dessa análise, está o registro de roubo e furto.  

Por ser algo que acontece com certa frequência, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça desenvolveu o aplicativo Sinesp Cidadão, no qual você consegue fazer uma avaliação básica sobre roubo de carros por meio do número da placa.

No entanto, para identificar todo o histórico do veículo antes de comprá-lo, por exemplo, vale a pena buscar uma consulta que ofereça resultados mais precisos e completos. Aliás, na AutoList você encontra a solução Histórico de Roubo e Furto para saber se há ocorrências envolvendo o automóvel pesquisado! 

E então, o que achou desse conteúdo? Para conhecer outras consultas e acompanhar outros materiais como esse, é só ficar de olho em nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima! 

Notícias relacionadas
O que aconteceu com a consulta de proprietários anteriores?
Em 2018 a FENASEG interrompeu a disponibilização da informação de proprietários anteriores. Você sabia qual era a origem dessa informação?
Transferência de carro online já está disponível, saiba mais!
Desde março de 2022, a transferência de carro online está disponível para negociações entre pessoas físicas. Saiba mais sobre o serviço!
Conheça as consultas veiculares da AutoList!
Conheça as consultas veiculares da AutoList! São mais de 20 soluções disponíveis para te auxiliar em negociações de sucesso!
O que é veículo recuperado: tudo o que você precisa saber!
Quando se fala em carro recuperado, é normal surgir diversas dúvidas. Por isso, preparamos este conteúdo exclusivo para explicar tudo o que você precisa saber!
O que é e como funciona a dupla transferência de veículo
Saiba agora mesmo o que é a dupla transferência de veículo e entenda como funciona o processo!
Veículo clonado: como funciona? O que fazer nessa situação?
Veículo clonado é um tipo de fraude mais comum do que imaginamos. Saiba, portanto, como identificar uma clonagem e o que fazer nessa situação.
O que você precisa saber sobre veículo com passagem por São Paulo
Você sabia que grande parte dos carros registrados no país são do estado de SP? Saiba mais sobre veículo com passagem por São Paulo agora mesmo!
Pneu remold: é seguro? Vale a pena adquirir?
Quer saber se o pneu remold é seguro e como ele é construído? Acompanhe este post e tire todas as suas dúvidas!
Como aumentar o lucro da sua loja de veículos: 4 dicas básicas
Que lojista não quer saber como aumentar o lucro da sua loja de veículos, não é verdade? A seguir, vamos te apresentar 4 dicas práticas para isso. Confira!
O que é multa Renainf? Saiba tudo sobre ela!
Já ouviu falar em multa Renainf? A seguir, vamos te explicar o que é essa infração, como ela funciona e como consultá-la. Confira!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal