Como identificar veículo roubado pela placa, entenda!

Por mais que o mercado de usados esteja cada vez mais aquecido e a procura siga aumentando, muitas pessoas ainda ficam receosas em comprar carros usados, justamente por muitos desses veículos apresentarem registro de roubo. 

Para evitar problemas e não cair em golpes como esse, é essencial conhecer o histórico do automóvel que está em negociação. Por isso, no post de hoje, vamos te mostrar como identificar veículo roubado pela placa

É só continuar a leitura para conferir! 

Como identificar veículo roubado: a importância do histórico do carro

A venda de veículos roubados é mais frequente do que imaginamos. Muitas vezes, o comprador sequer tem ideia da condição do automóvel.

Grande parte desses carros, inclusive, passam pela chamada clonagem antes de serem revendidos. Ou seja, o golpista faz um clone de um veículo regularizado para facilitar a venda do que foi furtado.

Você pode ler mais sobre isso em: Veículo clonado: como funciona? O que fazer nessa situação?

Outra situação recorrente é a identificação de roubo de carros em paradas de blitz. Imagine que você acabou de adquirir um veículo, é parado em uma blitz e descobre que ele é proveniente de um roubo. Já pensou a dor de cabeça que isso irá causar? 

Pois é! Além de ter o automóvel apreendido, você será envolvido em uma investigação e terá que responder pela ocorrência.

Por esses e outros casos, a recomendação é sempre avaliar bem o histórico do veículo antes de fechar qualquer negócio. Ao consultá-lo, você tem acesso a outras informações importantes, como restrições, leilão, sinistro, enfim.

Como fazer a consulta de um veículo pela placa?

Nós já falamos em uma matéria anterior sobre o que é possível verificar ao consultar a placa de um veículo. Dentre as informações que você pode obter através dessa análise, está o registro de roubo e furto.  

Por ser algo que acontece com certa frequência, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça desenvolveu o aplicativo Sinesp Cidadão, no qual você consegue fazer uma avaliação básica sobre roubo de carros por meio do número da placa.

No entanto, para identificar todo o histórico do veículo antes de comprá-lo, por exemplo, vale a pena buscar uma consulta que ofereça resultados mais precisos e completos. Aliás, na AutoList você encontra a solução Histórico de Roubo e Furto para saber se há ocorrências envolvendo o automóvel pesquisado! 

Você acabou de ler como identificar veículo roubado pela placa. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil! Para conhecer outras consultas e acompanhar outros materiais como esse, é só ficar de olho em nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima! 

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?